SANTOS, Paulo (2018)
A Formação de Professores Alfabetizadores e o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
Bahia, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
A Formação de Professores Alfabetizadores e o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
Nome do Orientador: Leila Pio Mororó
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de Professores Alfabetizadores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se apoia em autores que discutem a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico Dialético o qual compreende o objeto em sua totalidade e que reconhece a contradição como categoria a ele inerente. Os procedimentos de pesquisa se valeram de questionário respondido por quarenta professoras alfabetizadoras; entrevista semiestruturada com cinco Orientadoras de Estudos e duas Formadoras Regionais e de Grupo Focal composto de seis professoras alfabetizadoras. As categorias do objeto são “formação continuada”, “PNAIC” e “precarização do trabalho docente”, esta última, revelada pelos dados, permitindo perceber que a formação continuada tem seu alcance limitado por problemas de ordem estrutural. Os dados evidenciaram que houve consenso em relação à necessidade do docente estar em constante formação. Ratificaram que o conhecimento teórico é imprescindível para a prática em sala de aula. Concluiu que houve avanço na instituição do PNAIC à medida que os pressupostos metodológicos (práticos) e epistemológicos estiveram em pauta nos encontros de formação. A sobrecarga de trabalho, as salas lotadas e o desrespeito à legislação que instituiu a hora-atividade, foram fatores desmotivadores apontados pelos sujeitos para o efetivo desenvolvimento da formação continuada no PNAIC.