SOUSA, Josue Alves (2018)
Artefatos Tecnológicos Como Suporte Pedagógico Para o Estímulo das Habilidades de Consciência Fonológica
Bahia, 2018. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação)
Universidade do Estado da Bahia.
Artefatos Tecnológicos Como Suporte Pedagógico Para o Estímulo das Habilidades de Consciência Fonológica.
Nome do Orientador: Marcus Tulio de Freitas Pinheiro
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Infelizmente o analfabetismo no Brasil ainda é uma das páginas mais triste da nossa história enquanto nação, e com poucas e ineficazes propostas de superação deste problema. Desde a década de 1970, vem despontando em nosso país, estudos referentes ao desenvolvimento das Habilidades de Consciência Fonológica (HCF) que tem se mostrado fator preponderante para facilitar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Esta afirmativa pode ser comprovada através de estudos nacionais e internacionais que verificaram a importância de se trabalhar durante o processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos com o estímulo de tais habilidades. Partindo de tal premissa, este trabalho tem o intuito, de aprofundar as discussões acerca dos minigames como alternativas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem dos alunos nativos digitais, e traz como questão investigativa, investigar como o desenvolvimento das Habilidades de Consciência Fonológica - Aliteração, Rima, Consciência Fonêmica e silábica - pode ser potencializada com o uso de artefatos tecnológicos como suporte para tal aprendizagem, nas classes do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental? Para tanto, este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de três minigames produzidos na plataforma SCRATCH e que pretendem estimular as HCF, através da dinâmica empregada nos jogos. As categorias teóricas que abordaremos neste trabalho perpassam pelas discussões a respeito dos games como motivadores do processo de aprender, segundo Alves (2008, 2016), Petry (2016) e Moita (2007), e as intrínsecas relações entre a aquisição da leitura e da escrita a partir do desenvolvimento das HCF, conforme Cardoso-Martins (1995), Moraes (2012) e Adams (2006, 2012). Trata-se de uma Pesquisa Aplicada de Abordagem Qualitativa, na qual o método de Estudo de Caso subsidiou o delineamento da pesquisa. Os minigames, construídos no âmbito da pesquisa, foram submetidos à avaliação de quatro especialistas, através da Avaliação Baseada em Perspectiva, e os resultados destas análises ajudaram a melhorar os artefatos tecnológicos elaborados nesta pesquisa, a partir das considerações contextuais de cada especialista.