JARDIM, Juliana Mendes Oliveira (2018)
Relatos e Reflexões de Uma Alfabetizadora Sobre Sua Prática: Trabalho Colaborativo e Heterogeneidade
Rio Grande do Sul, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Pelotas.
Relatos e Reflexões de Uma Alfabetizadora Sobre Sua Prática: Trabalho Colaborativo e Heterogeneidade.
Nome do Orientador: Marta Nörnberg
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa busca entender a importância do trabalho colaborativo, tomando-o como princípio norteador da prática pedagógica, procurando identificar o que é necessário para que isso ocorra para, desse modo, favorecer o processo de ensino de conteúdos, em especial do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Para tanto, a investigação se apoia nas teorias da aprendizagem para compreensão do processo de aprendizagem infantil, valorizando o trabalho colaborativo como um princípio didático que pode potencializar o ensino do SEA. Do ponto de vista metodológico, centra-se na análise do trabalho desenvolvido com duas turmas de crianças que cursaram o primeiro ano do Ensino Fundamental, nos anos de 2014 e 2015. A coleta de dados foi realizada por meio de dois movimentos: o primeiro vinculado à prática da professora, a partir da análise da documentação pedagógica por ela produzida; e o segundo, fazendo uso de coletas de materiais, por meio de testes e filmagens. As análises permitiram afirmar que o trabalho colaborativo exige uma série de cuidados em torno de sua organização e de seu desenvolvimento. Mostrou, também, que o trabalho colaborativo, quando compreendido pelo professor como princípio didático, estando assim internalizado em sua posição epistemológica, pode auxiliar e qualificar a prática pedagógica e o ensino do SEA, especialmente no primeiro ano do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental.