FIDELES, Maria de Lourdes Alves Ribeiro (2018)
A Constituição do Sujeito-Autor na Formação Continuada Pnaic
Mato Grosso, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade do Estado de Mato Grosso.
A Constituição do Sujeito-Autor na Formação Continuada Pnaic.
Nome do Orientador: Vera Regina Martins e Silva
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação filia-se à linha de pesquisa “Estudo de Processos Discursivos”, que compreende os estudos do discurso na sua relação com a língua, o sujeito e a história, e tem por objetivo, compreender a constituição do sujeito-autor na formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, pautaremo-nos nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso materialista, formulada por Michel Pêcheux, na França, e que tem Eni Orlandi como sua principal representante, no Brasil, para analisarmos os materiais que constituem/determinam o Programa PNAIC a fim de compreender o modo como algumas discursividades produzidas pelas políticas públicas de ensino, sustentam a necessidade da formação continuada e significam a posição-sujeito-professor-alfabetizador. E em razão de que, a proposta do PNAIC, é que o professor alfabetizador teorize sua prática, por meio da escrita de relatos de experiência, e do discurso que aponta que o professor não consegue posicionar-se como autor, definimos como objetivo de nossa pesquisa, investigar se a formação PNAIC se constitui enquanto espaço de produção e circulação de conhecimento do professor alfabetizador. O trabalho encontra-se organizado em quatro capítulos: nos dois primeiros falaremos das condições de produção da formação continuada de professores alfabetizadores em nosso país. No terceiro capítulo discorremos dos percursos e percalços que tivemos na busca pelo relato de experiência do professor alfabetizador. No quarto capítulo, mobilizamos alguns recortes dos relatos de experiências dos professores alfabetizadores cursistas do PNAIC, a fim de analisar as posições-sujeito por eles ocupadas. E por último, em busca de um fechamento necessário, apresentamos nossas considerações finais em relação ao que foi desenvolvido, procurando responder aos questionamentos da pesquisa.