BRITO, Regivane dos Santos (2018)
Formação Continuada no Âmbito do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no Município de Jaguaquara-Ba
Bahia, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Formação Continuada no Âmbito do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no Município de Jaguaquara-Ba.
Nome do Orientador: Claudio Pinto Nunes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a formação continuada no âmbito do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Jaguaquara - BA. Considerando o objeto de estudo, optou-se por desenvolver esta dissertação, com base nos pressupostos epistemológicos da pesquisa qualitativa, tendo como referência os estudos de Bogdan e Biklen (1994). Para a coleta de dados e produção das informações, utilizou-se a análise documental e as conversas interativo-provocativas (CIPs) desenvolvidas por Nunes (2011). O campo da pesquisa foi o município de Jaguaquara que fica localizado no Sudoeste do Estado da Bahia e os sujeitos participantes foram duas orientadoras de estudo e cinco professoras alfabetizadoras que participaram da formação continuada no âmbito do PNAIC em 2016. Para análise e interpretação dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo fundamentada nos estudos de Amado, Costa e Crusoé (2013). A pesquisa revelou que o processo de criação, implantação e organização do PNAIC está inserido em um contexto histórico que envolve as políticas de formação docente e os programas de formação continuada de professores alfabetizadores, implantados no Brasil. A partir das percepções dos sujeitos participantes, verificou-se que a formação continuada realizada no município de Jaguaquara em 2016, foi uma oportunidade para os professores sistematizarem conhecimentos que pudessem contribuir com a melhoria da aprendizagem das crianças. Em relação à prática pedagógica, observou-se que a partir da formação, alguns interlocutores passaram a refletir sobre as ações que vinham realizando em sala de aula e conseguiram desenvolver novas estratégias de ensino. Porém, nem tudo o que os professores aprenderam na formação continuada conseguiram possibilidade de efetivação no contexto prático, por conta das dificuldades encontradas no ambiente escolar. Ao analisar o referido Programa a partir de 2016, constatou-se que houve algumas mudanças na sua configuração original. Dentre as mudanças, notou-se que no ano seguinte, foi proposto que a formação fosse realizada nas escolas, no formato de oficinas e no horário de serviço dos professores. No município de Jaguaquara, verificou-se que, a formação estava prevista para acontecer nas escolas, no horário da Atividade Complementar (AC) e seria ministrada pelos coordenadores pedagógicos que receberiam um curso oferecido pelos formadores locais. Para os interlocutores, essa mudança impacta diretamente na sala de aula e está relacionada às reformas já implantadas pelo atual governo. Sendo assim, eles acreditam que, atualmente, existe um processo de descontinuidade dessa política de alfabetização. Diante do exposto, concluiu-se que, a formação continuada realizada no município de Jaguaquara em 2016 foi percebida pelos interlocutores como algo positivo, pois contribuiu para que eles pudessem refletir sobre a sua própria prática e possibilitou a interação entre os pares; no entanto, atualmente, os sujeitos percebem que o Programa praticamente não existe, pois o eixo principal que é a formação continuada se transformou em um arremedo de formação que não corresponde ao que estava estabelecido na proposta inicial. Isso significa que existe um falso discurso de continuidade dessa política.