MATOS, Gislaine Aparecida de (2018)
Formação Continuada Com Professoras/Es de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental na Rede de Educação de Lages/Sc
Santa Catarina, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Planalto Catarinense.
Formação Continuada Com Professoras/Es de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental na Rede de Educação de Lages/Sc.
Nome do Orientador: Maria Selma Grosch
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho discutiu a importância da Formação Continuada como um processo relevante para a problematização do cotidiano escolar, especificamente, no que se refere à formação realizada com os professores de quarto e quinto ano. Compreende-se que é necessário haver continuidade no processo formativo dos professores em todos os níveis de ensino contribuindo na sua ação pedagógica, como sequência de conteúdos e olhares que proporcionem o avanço integral do estudante. No município de Lages, a Formação Continuada dos anos iniciais é frequentemente oferecida aos professores das turmas do primeiro ao terceiro ano, direcionadas à Alfabetização, através da Portaria do MEC nº 867, de 4 de julho de 2012, que estabelece no artigo 5º, inciso I, as ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, cujo objetivo é o de garantir que todos os estudantes do sistema público de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Tendo em vista que os professores das turmas de alfabetização participam desta formação específica, respaldada em Programa com assessoramento do MEC, formulou-se a questão de pesquisa: qual seria a sequência/continuidade desta formação para os professores que atuam nos anos subsequentes, com as turmas de quarto e quinto ano? Com base na experiência, e ainda por meio de relatos de colegas, percebeu-se lacunas e anseios em relação à formação disponibilizada. Uma das questões que surgiram é a necessidade de Políticas Públicas que visem uma formação continuada capaz de fornecer maior embasamento aos referidos docentes e que a descontinuidade evidenciada na formação dos professores dos anos iniciais seja considerada como um dos fatores que refletem nas práticas da sala de aula e na aprendizagem dos estudantes. Para a pesquisa qualitativa desenvolvida, foi realizada a pesquisa bibliográfica para embasar os estudos assim como, pesquisa documental para compreender este processo em âmbito federal, estadual e municipal. Utilizamos o questionário como instrumento inicial para traçar o perfil dos participantes e sondar informações necessárias sobre a educação municipal de Lages-SC. A entrevista semiestruturada foi utilizada para ouvir das participantes a compreensão sobre a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação. Para corroborar com o embasamento teórico desenvolvemos a revisão literária a partir dos seguintes bancos de dados on-line: Portal de Periódicos da UFSC e SCIELO. Diante dos resultados obtidos reafirmamos a importância de uma formação continuada que contemple todos os anos iniciais, sem descontinuidade entre um ano para o outro sendo necessária uma nova interpretação deste processo em que o “saber-fazer” Saviani (2013) seja caracterizado por um compromisso político. Trata-se, portanto, de uma vontade política que implica em aprofundamento pedagógico com o foco na teoria e prática que o professor precisa para auxiliar no seu trabalho.