SILVA, Luzanira de Deus Pereira da (2018)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa/Pnaic e Educação do Campo no Município de Corumbá, Ms: os Caminhos Percorridos e os Desafios Encontrados
Mato Grosso do Sul, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Univerdidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa/Pnaic e Educação do Campo no Município de Corumbá, Ms: os Caminhos Percorridos e os Desafios Encontrados.
Nome do Orientador: Regina Aparecida Marques de Souza
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo tem por finalidade analisar a concepção (o que pensam e falam) dos professores alfabetizadores de uma escola do campo no Município de Corumbá, MS, sobre as formações promovidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), durante o período de 2013 a 2016. Para tanto, lançamos a questão de estudo: a formação realizada pelo PNAIC em Corumbá, nos anos de 2013 a 2016, trouxe contribuição/ões para as ações no cotidiano da escola do campo? Para responder tal questão, utilizamos, como procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico para a sustentação da temática, análise de documentos e entrevista semiestruturada com professores cursistas do Programa, de uma escola do campo, no referido município. O referencial teórico que dá suporte para o estudo tem na teoria histórico-cultural de Lev Semenovich Vigotski e seus colaboradores o eixo para as análises na intenção de articular uma teoria que tem como princípio explicar, de forma dialética, a organização dos estudos com a formação do sujeito. Como resultado, podemos destacar alguns pontos, tais como: o PNAIC trouxe um olhar específico para a Educação do campo; no ano de 2013, disponibilizou cadernos de estudos diferenciados para a formação dos professores, contemplando as especificidades da educação do campo, no entanto, não houve continuidade nos anos posteriores (2014 a 2016). Porém, há uma demanda por formação específica para os professores do campo, tendo em vista que a maioria deles não reside no campo, bem como a rotatividade na sala de alfabetização, pois muitos profissionais não têm experiências com a especificidade de ensino. Concluímos que as políticas educacionais no Brasil sofrem por questões de continuidade, sendo necessária a criação de uma política de Estado e não de governo, para que sejam garantidos os direitos de aprendizagem das crianças de classe popular tanto do campo como da cidade. Tal política deve estar presente na educação, porém, precisa ser assumida por todos para que a formação tanto dos professores do campo como dos da cidade se consolide tendo suas especificidades garantidas.