MARTINS, Daniele da Silva (2018)
As Representações de Alfabetização e Letramento Por Professores do Ensino Fundamental I, da Emef Maria de Lourdes Ramos Castro
Rio Grande do Sul, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens)
Universidade Franciscana.
As Representações de Alfabetização e Letramento Por Professores do Ensino Fundamental I, da Emef Maria de Lourdes Ramos Castro.
Nome do Orientador: Valeria Iensen Bortoluzzi
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A leitura é um instrumento importante para o processo de cidadania. Uma leitura que vai além da literatura infanto-juvenil e se amplia para a leitura da vida, a leitura do mundo, a leitura como prática social. O mesmo vale para a escrita, que, na escola, não pode ser encarada apenas como uma instância de avaliação da linguagem aprendida. Tanto a leitura como a escrita manifestam-se de diferentes formas, por diferentes gêneros e suportes, como as placas, os rótulos de embalagens, os encartes, os contos, entre outros. Nesta pesquisa, temos por objetivo geral investigar as representações de alfabetização e letramento que professores do Ensino Fundamental I, da EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro, possuem. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa. O corpus foi composto de 39 respostas a um questionário, o qual tinha por finalidade verificar as demandas de letramento de estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I; além de 5 entrevistas realizadas com 5 professoras do Ensino Fundamental I, selecionadas na EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro, por critério de acessibilidade da pesquisadora; e também de registros de observação de aulas de professoras do 1º e do 5º anos do Ensino Fundamental I, realizadas pelo período de 30 dias corridos. Todos os dados coletados foram analisados por meio das categorias emergidas no referencial teórico sobre alfabetização e letramento social. Como resultado, podemos perceber que as representações que as professoras possuem acerca da alfabetização e letramento são muito semelhantes, estando o letramento muito próximo de uma concepção de processo de apreensão do código da língua, seja na leitura, seja na escrita, semelhante aos que as professoras reconhecem como sendo a própria alfabetização. Com isto, verificamos que há necessidade proposição de uma formação continuada para aprofundar as representações de alfabetização e letramento, com efetivação na prática em sala de aula, conclusão que se sustenta também nas respostas dadas pelas professoras entrevistadas.