LEONARDO, Gilvania Marques Rosa (2018)
A Gestão da Formação Continuada no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS
Mato Grosso do Sul, 2018. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
A Gestão da Formação Continuada no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – MS.
Nome do Orientador: Vilma Miranda de Brito
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa “Organização do Trabalho Didático”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, elegeu como objeto de investigação a gestão da formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral foi analisar o processo de gestão na implantação e implementação da formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande/MS, por meio do programa de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Partindo desse objetivo foi possível compreender se a gestão do programa, no âmbito municipal, contribuiu para a qualidade pretendida na formação continuada e para a continuidade das ações após o seu período de execução. O recorte temporal definido foi o período de 2013 a 2016, por compreender os anos iniciais da implementação do Programa. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se como procedimentos de coleta de dados a pesquisa documental, a bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa documental foi realizada com a análise dos documentos oficiais, os cadernos do programa, os planos de formação e relatórios de orientadores de estudo e o Referencial Curricular da Reme de Campo Grande. A pesquisa bibliográfica teve como referência obras que tratam da gestão das políticas públicas para a educação no Brasil, da formação continuada de professores e das abordagens de pesquisa educacional. A pesquisa de campo envolveu os diferentes sujeitos da gestão do programa, tanto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS (coordenação do programa), como na Reme de Campo Grande/MS e teve como base a entrevista semiestruturada, realizada com atores envolvidos no processo. As análises possibilitaram identificar que o Programa apresentou um avanço em relação às políticas de formação continuada anteriores. Os avanços observados se referem à participação de uma universidade pública na gestão de todo o processo, ao oferecimento de materiais e à abrangência das diferentes áreas do conhecimento na formação. No entanto, possibilitaram, também, identificar encaminhamentos que contribuíram para o desenvolvimento das ações nos anos 2013 e 2014, que não ocorreram nos dois anos posteriores, comprometendo a qualidade da formação oferecida. Dentre os fatores que influenciaram na continuidade/descontinuidade da proposta, destacaram-se a ausência da equipe gestora escolar nas ações de formação, o tempo escasso destinado à formação e ao acompanhamento e, principalmente, o contexto político no processo de implementação do programa no município. Os resultados da pesquisa nortearam a elaboração de uma proposta de intervenção que foi apresentada à Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande/MS, com o intuito de contribuir para a qualidade e continuidade da formação continuada da Reme, por meio de ações que visam à integração e o aprofundamento teórico da equipe de formação da Semed e equipe gestora das unidades escolares, bem como o acompanhamento dos processos de formação dos professores.