SANTOS, Austonio Queiroz dos (2018)
Gamealfa: Jogo Digital Como Recurso Tecnológico Para Alunos em Processo de Alfabetização do Segundo Ano do Ensino Fundamental
Amazonas, 2018. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Ensino Tecnológico)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Gamealfa: Jogo Digital Como Recurso Tecnológico Para Alunos em Processo de Alfabetização do Segundo Ano do Ensino Fundamental.
Nome do Orientador: José Anglada-Rivera
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa investigou o uso de um game como recurso facilitador da alfabetização, por meio do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em alunos do segundo ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Manaus. Durante o percurso metodológico, adotamos a abordagem qualitativa tendo a pesquisa-ação como método; as técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa bibliográfica, a observação participante e o questionário adaptado em formato de testes. Como principal recurso foi criado um game durante o percurso investigatório e aplicado junto à turma de alunos. Por meio da aplicação de um protótipo, foram coletadas as sugestões dos alunos e da professora da turma e aplicado novamente com as alterações sugeridas, buscando com isso um processo colaborativo de investigação e de criação do produto. Os resultados verificados foram satisfatórios, pois indicam o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica na maioria dos alunos participantes da pesquisa, a partir do uso do GameAlfa como recurso tecnológico.