MARQUES, Fernanda Castro (2018)
Formação Continuada de Professores no 'Programa de Alfabetização na Idade Certa' (Paic): Peça-Chave Para o Sucesso da Política Educacional Cearense?
Rio de Janeiro, 2018. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Administração Pública e Governo)
Fundação Getúlio Vargas.
Formação Continuada de Professores no 'Programa de Alfabetização na Idade Certa' (Paic): Peça-Chave Para o Sucesso da Política Educacional Cearense?.
Nome do Orientador: Fernando Luiz Abrucio
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação tem como intuito analisar a formação continuada de professores do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado pelo governo do Ceará. O caso cearense é relevante para a literatura nacional de políticas educacionais em razão de apresentar os melhores resultados em alfabetização no Brasil. Foi adotada no PAIC uma política específica de formação docente e pretende-se aqui entender o seu significado para o sucesso desse programa. Para analisar a política docente, serão utilizadas as teorias de Kingdon (2003) e Lindblom (1959) em formulação e implementação de políticas públicas, respectivamente. E para a análise, em foco, da formação continuada do PAIC, utiliza-se o conceito de formação continuada eficaz (FCC, 2017), que abriga cinco características: foco em conhecimento pedagógico de conteúdo, duração prolongada, coerência, participação coletiva e métodos ativos de aprendizagem. A partir dessa análise, pretende-se inferir a eficácia na formação continuada de professores do PAIC. Foram realizadas entrevistas com atores importantes na formulação e implementação da formação continuada do programa, para entender suas engrenagens. E ainda, realizou-se pesquisa de campo, em escolas selecionadas, do Ceará, para compreensão de um dos principais instrumentos desse Programa, o Prêmio Escola Nota Dez, buscando captar percepções de sua contribuição para a formação continuada dos professores.