OLIVEIRA, Larissa de Souza (2018)
Os Espaços de Leitura nas Páginas do Congresso de Leitura do Brasil - Cole (1978-1993)
São Paulo, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Os Espaços de Leitura nas Páginas do Congresso de Leitura do Brasil - Cole (1978-1993).
Nome do Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta investigação se insere no projeto maior de pesquisa "ALB: memórias", do grupo ALLE/AULA (Alfabetização, Leitura e Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial) da FE/Unicamp (Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas). Seu objetivo é estudar o tema espaços de leitura no âmbito dos Congressos de Leitura do Brasil (COLE) ao longo de 15 anos, em um período que recobre as nove primeiras edições do congresso (1978-1993). A fonte documental desta pesquisa se constitui dos suportes nos quais se inserem textos referentes à programação oficial dos congressos: cadernos de Resumos (1º, 2º e 3º COLEs) e Anais (4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º COLEs). A partir do estudo desses impressos, que carregam um estado do conhecimento e uma memória sobre o COLE, principal ação da Associação de Leitura do Brasil (ALB), selecionamos textos que, de alguma maneira, discutem ou mencionam a noção de espaços em que se pratica a leitura. Nossa problematização deste conjunto de textos apoia-se no conceito de representação, de Roger Chartier (2002; 2009). Buscamos levantar representações desses espaços de leitura, levando em conta a "configuração composicional" (FERREIRA, 2017) que carregam os textos de um congresso pioneiro na discussão sobre a Leitura no Brasil. Essa discussão se insere em pesquisas que se preocupam com uma história da leitura no país.