OLIVEIRA, Geracilda Maria (2018)
Modos de Fazer das Alfabetizadoras do Grupo Escolar Padre Mário Forestan - 1958 a 1974
Minas Gerais, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Uberlândia.
Modos de Fazer das Alfabetizadoras do Grupo Escolar Padre Mário Forestan - 1958 a 1974.
Nome do Orientador: Sônia Maria dos Santos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Essa pesquisa foi constituída pelas práticas das professoras alfabetizadoras do Grupo Escolar Padre Mário Forestan (GEPMF), no período de 1958 até o ano de 1974, pelo aporte teórico da Nova História Cultural que possibilitou essa pesquisa e pela metodologia da História Oral de Alberti. As entrevistas foram fundamentais para concretização deste trabalho, elas sustentaram o desenvolvimento da pesquisa, permitindo a construção da história das práticas da alfabetização nesse grupo escolar. À vista disso, as entrevistas proporcionaram a compreensão dos processos que constituíram as práticas das professoras alfabetizadoras, e as suas representações diante do procedimento de ensinar a ler e escrever, além dos sentidos e as significações que sustentaram seus afazeres. Dessa forma, a alfabetização no GEPMF contribui com a construção da história da alfabetização uberlandense, mineira e brasileira. As entrevistas vislumbraram as práticas alfabetizadoras, no entanto, para conhecer o processo de implantação do Grupo Escolar Padre Mário Forestan, construído em um bairro periférico do município de Uberlândia, a investigação ocorreu também nos decretos, leis, regimentos escolares e nos diversos documentos encontrados na própria instituição, na Superintendência Regional de Ensino e no Arquivo Público de Uberlândia. A pesquisa foi organizada em três capítulos, o primeiro capítulo trata dos pressupostos metodológicos da Nova História Cultural, da História Oral, da História das Instituições Escolares e da História da Alfabetização. O segundo capítulo descreve a história da alfabetização no cenário social, político e econômico no Brasil, em Minas Gerais e em Uberlândia. O terceiro capítulo apresenta o Grupo Escolar Padre Mário Forestan, explana sobre as práticas alfabetizadoras desenvolvida no Grupo Escolar Padre Mário Forestan dialogando com o Programa de Ensino Elementar da Secretaria de Educação de Minas Gerais e as cartilhas.