TORRE, Ana Lia Della (2018)
Iniciação à Leitura e Escrita Musical na Escola: Uma Perspectiva Histórico-Cultural
São Paulo, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Música)
Universidade Estadual de Campinas.
Iniciação à Leitura e Escrita Musical na Escola: Uma Perspectiva Histórico-Cultural.
Nome do Orientador: Silvia Cordeiro Nassif
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho se propôs a investigar, através de paralelos possíveis com a aprendizagem da leitura e escrita verbal, questões que permeiam o ensino da escrita e da leitura musical. Sendo a notação musical um dos saberes da música, embora não obrigatório em certos casos, não é necessário excluir ou evitar este conhecimento diante das dificuldades, mas é preciso adaptá-lo, para que ele possa ser trabalhado, com maior ou menor intensidade, sem que se torne um elemento excludente, mas do contrário, possibilite uma prática musical consciente. Deste modo, buscou-se conhecer pontos de vista das crianças sobre a leitura e escrita musical; entender o papel do outro (no caso, o professor e os colegas), nesse processo; e verificar se é possível pensar em um letramento musical análogo ao conceito de letramento no processo de alfabetização. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico do referencial teórico adotado e um estudo de casos qualitativo. A fim de embasar as reflexões teóricas desta pesquisa, foram estudados autores da psicologia histórico-cultural, da alfabetização e letramento e métodos de ensino de leitura musical brasileiros. Para o estudo de caso, foram selecionadas as aulas de música de uma escola privada de educação básica, onde foram feitas observações durante um mês, das turmas de 1º, 3º e 4º anos e, depois, ao longo de aproximadamente três meses, foram realizadas doze aulas práticas com os alunos de 1º e 4º anos e uma de observação no último dia de aula, bem como treze aulas de observação com os alunos de 3º ano. Ao todo, foram realizados 4 meses de observações e intervenções. Através da técnica de observação e de registros escritos de cada aula em um caderno de campo, os dados coletados foram transformados em casos e analisados à luz do referencial teórico adotado nesta pesquisa. Ao longo da pesquisa, foi observado que, embora a leitura e escrita musical possuam questões distintas da leitura alfabética, é possível supor que a concepção do termo letramento se assemelha, em muitos aspectos, às ações que os alunos apresentaram durante as atividades práticas realizadas. Por fim, espera-se que as reflexões realizadas possam contribuir para a compreensão dos professores de música e generalistas acerca do aprendizado deste conteúdo, a fim de que esse possa se tornar mais acessível.