SILVA, Vanusa Daniel da (2018)
Formação Continuada de Professores Alfabetizadores: Um Estudo do Pnaic no Município de Crato/Ce
Paraná, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Universidade Federal da Paraíba.
Formação Continuada de Professores Alfabetizadores: Um Estudo do Pnaic no Município de Crato/Ce.
Nome do Orientador: Jorge Fernando Hermida
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as implicações para o trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores. Inicialmente, o trabalho apresenta uma breve análise da história da formação de professores no Brasil, no intuito de compreender as razões que lavaram a precarização das políticas de formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. Em seguida, abordamos sobre a relação entre o Estado e as políticas públicas na sociedade capitalista situando a educação como campo em disputa, para depois entrarmos nos estudos das políticas educacionais que subsidiaram a elaboração do pacto no contexto local. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa quanti/qualitativa, documental e exploratória na perspectiva dialética. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas com nove professores que atuam no ciclo de alfabetização em quatro escolas do município. Por meio deste estudo, foi nos possível afirmar que mesmo trazendo contribuições para prática pedagógica do professor, a formação continuada no PNAIC não tem se desenvolvido de modo satisfatório, devido as condições precárias em que se encontram as escolas municipais. Com isso, em vez de promover o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores, traz implicações para o trabalho pedagógico como esvaziamento da teoria e a negação do ensino. Nesse sentido, este estudo aponta para necessidade de rever o programa em sua estrutura considerando a realidade do campo empírico, na perspectiva de pensar em uma formação que possibilite o desenvolvimento profissional do professor e a superação da precarização do trabalho docente.