WEBER, Daniela Guse (2018)
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Contribuições à Prática Pedagógica de Professores Que Ensinam Matemática em Classes de Alfabetização
Santa Catarina, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Contribuições à Prática Pedagógica de Professores Que Ensinam Matemática em Classes de Alfabetização.
Nome do Orientador: Não Atribuído
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais são os aspectos da formação continuada do PNAIC 2014, reconhecidos e valorizados pelos professores, que contribuem para a qualificação das práticas pedagógicas de professores alfabetizadores em matemática. O levantamento de dados foi realizado através de questionários e entrevistas, aplicados a professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - SC, seguindo-se a metodologia Grounded Theory (TAROZZI, 2011). Os resultados indicam que os professores participantes valorizam o apoio do formador e as contribuições que ele pode dar às suas práticas pedagógicas, bem como a formação continuada como possibilidade de reflexões e de socialização de práticas entre os colegas. Além disso, afirmam que a formação do PNAIC Alfabetização Matemática contribuiu para a compreensão de conceitos matemáticos, ampliação de conhecimentos sobre práticas de ensino com a utilização de materiais manipuláveis e atividades lúdicas e, ainda, reflexão sobre a forma de planejar, adquirindo clareza sobre a intencionalidade pedagógica de cada atividade de ensino. Em contrapartida, apontam aspectos que dificultam a implementação de transformações em suas práticas docentes, mesmo considerando-as importantes, como tempo insuficiente para planejar as atividades, a quantidade de alunos na turma, ou dificuldade de acesso aos materiais necessários para o desenvolvimento das aulas. Conclui-se que as possíveis transformações nas práticas pedagógicas dos professores não dependem apenas das contribuições de um curso oferecido, mas também das condições materiais e imateriais que estão além dele, no contexto escolar, nas relações com as secretarias de educação e o governo, bem como no desejo pessoal de cada profissional.