ALMEIDA, Graciliana Ribeiro de (2018)
Consciência Fonológica no Processo de Aquisição da Leitura e da Escrita
Minas Gerais, 2018. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Letras)
Universidade Federal de Uberlândia.
Consciência Fonológica no Processo de Aquisição da Leitura e da Escrita.
Nome do Orientador: Marlucia Maria Alves
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a consciência fonológica e as dificuldades inerentes à aquisição da leitura e da escrita dentro do Ciclo de Alfabetização, período que compreende parte da faixa etária da infância, em média crianças de 6 a 8 anos de idade. Esse ciclo abrange do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. O estudo descreve a investigação dos desvios encontrados nas produções textuais de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, sendo que os desvios recorrentes na escrita dos textos tomados para análise nesta pesquisa são referentes à segmentação não-convencional, para o qual aplicamos uma proposta de atividades baseadas na consciência fonológica, visando amenizar os problemas identificados ao longo da investigação. Segundo Costa (2012, p. 16), “a consciência fonológica encontra-se no contexto da consciência linguística e configura-se como a capacidade que o ser humano possui de refletir e manipular as unidades fonológicas (sílabas, as unidades intrassilábicas e os fonemas)”. Assim, são objetivos deste estudo: a) identificar os desvios recorrentes nas produções textuais dos alunos; b) selecionar os processos fonético-fonológicos que serão trabalhados na sequência de atividades propostas; c) elaborar e aplicar uma sequência de atividades construídas na perspectiva da consciência fonológica, buscando tratar os desvios identificados e selecionados nas produções textuais dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I; d) analisar as práticas de leitura e escrita dos alunos, após a implementação da sequência de atividades. Na análise das produções textuais, os casos de desvios mais recorrentes foram relacionados à segmentação não-convencional – hipossegmentação e hipersegmentação, sendo estes os processos privilegiados na proposta de intervenção didática abarcada nesta pesquisa. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que no Ciclo de Alfabetização o aluno ainda não reconhece os limites gráficos das palavras, desse modo tende a juntar ou separar a palavra fora das convenções ortográficas do português brasileiro. Palavras-Chave: Alfabetização;Consciência fonológica;Hipossegmentação;Hipersegmentação