OLIVEIRA, Guilherme Alves Delmolin de (2018)
Percepção Musical, Inteligência Não-Verbal e Habilidades Cognitivo-Linguísticas em Crianças em Processo de Alfabetização
São Paulo, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Neurociência e Cognição)
Universidade Federal do ABC.
Percepção Musical, Inteligência Não-Verbal e Habilidades Cognitivo-Linguísticas em Crianças em Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Patricia Maria Vanzella
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Diversos estudos apontam associações entre habilidades musicais e linguísticas. Entretanto não são claros quais processos cognitivos suportam essas associações. Em busca de um melhor entendimento desses processos, utilizou-se neste estudo um conjunto de tarefas musicais e cognitivo-linguísticas para avaliar escolares da rede pública em estágios iniciais da alfabetização. Os objetivos foram (1) investigar como a percepção musical está associada aos domínios cognitivos verbais e não-verbais e (2) replicar parcialmente o estudo realizado por Zuk et al. (2013) e investigar, no contexto de escolas públicas, a aplicabilidade da Tarefa de Transcrição de Sequências Musicais (MSTT), ferramenta que - naquele estudo - revelou ter potencial para identificar precocemente crianças com risco para transtornos específicos da aprendizagem. A 1º fase do estudo foi realizada durante o 2º semestre do ano 2016 através de avaliações de habilidades musicais e cognitivo-linguísticas em alunos (n=94) da rede pública de ensino. A 2º fase consistiu da avaliação longitudinal e transversal da tarefa MSTT, das habilidades aritméticas e de escrita, além do envio de questionários às famílias dos alunos (n=58). Comparações entre grupos revelaram que o baixo desempenho em tarefas de consciência fonológica esteve associado ao baixo desempenho na MSTT. Análises de correlações parciais destacaram a especificidade da MSTT quanto aos domínios verbais e não-verbais e às demais tarefas musicais. O score de erros por respostas supérfluas (MSTT-SR) foi capaz de predizer significativamente o baixo desempenho nas habilidades de escrita avaliadas 12 meses depois. Esses resultados corroboram os achados que Zuk e colegas descreveram, em 2013, no contexto de uma escola particular. Novos estudos com crianças em desenvolvimento típico e atípico serão necessários para elucidar os mecanismos cognitivos que suportam as associações aqui apresentadas.