LIMA, Nágila Rabelo de (2018)
Um Estudo Sobre as Ações de Avaliação da Aprendizagem e Intervenções Pedagógicas Desenvolvidas Com Crianças Não Alfabetizadas em Turmas de 4º Ano do E.F. em Uma Escola do Município de Fortaleza/Ce
Ceará, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Ceará.
Um Estudo Sobre as Ações de Avaliação da Aprendizagem e Intervenções Pedagógicas Desenvolvidas Com Crianças Não Alfabetizadas em Turmas de 4º Ano do E.F. em Uma Escola do Município de Fortaleza/Ce.
Nome do Orientador: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Os resultados das avaliações externas da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA e da Prova Brasil para as disciplinas de Língua Portuguesa têm mostrado que existem alunos que concluem o 3º ano do Ensino Fundamental (E.F.) e chegam até o 5º ano sem estar devidamente alfabetizados – fator que interfere diretamente no seu desempenho escolar. Nesse sentido, as estratégias de intervenção pedagógicas se apresentam como essenciais para a superação de déficits de aprendizagem. Partindo dessa premissa, essa pesquisa investigou as ações de avaliação e estratégias de intervenção pedagógica desenvolvidas com alunos de 4º ano identificados como não alfabetizados em uma escola do município de Fortaleza- CE, com baixo desempenho nas avaliações externas de Língua Portuguesa (ANA-2013 e Prova Brasil “5º ano” – 2015). A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo e a nível descritivo, incluiu aplicação de atividades de leitura e escrita com alunos de 4º ano não alfabetizados, entrevistas com a coordenação pedagógica da escola e professores-regentes, bem como técnicas de observação nas aulas de Língua Portuguesa ministradas pelas professoras regentes e apoio com foco nas intervenções voltadas para as dificuldades dos alunos não alfabetizados. Os resultados mostraram que a escola desenvolve ações de melhoria para a recuperação de alunos não alfabetizados, no entanto, devido a não sistematização das ações estratégicas não foram percebidas melhorias significativas, visto que as atividades de leitura e escrita aplicada a 8 (oito) alunos nos meses de Novembro a Dezembro/2017 detectou ainda sérios problemas de alfabetização. Além disso, a pesquisa mostrou que as professoras-apoio não desenvolveram atividades voltadas para as dificuldades dos alunos, enquanto as professoras-regentes, apesar de terem apresentado metodologias que contribuem para o processo de alfabetização e letramento das crianças, não conseguiram desenvolver atividades diferenciadas a fim de atender o nível cognitivo dos alunos não alfabetizados em sala de aula. Concluímos que as estratégias, por ora observadas, carecem de melhor sistematização, recursos didáticos adequados e acompanhamento dos resultados.