PIZZOL, Vanessa Dal (2018)
Cadernos de Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Convergências e Divergências nas Concepções de Alfabetização
Rio Grande do Sul, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade de Passo Fundo.
Cadernos de Formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Convergências e Divergências nas Concepções de Alfabetização.
Nome do Orientador: Adriana Dickel
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído em 2012, estabeleceu um compromisso entre governos Federal, Distrito Federal, Estados e Municípios, com vistas a atender à meta 5 do Plano Nacional de Educação – alfabetizar as crianças até, no máximo, o terceiro ano do ensino fundamental. A pesquisa que dá origem a esta dissertação objetivou reconhecer a(s) concepção(ões) de alfabetização presente(s) na proposta de formação continuada de professores alfabetizadores que integra o PNAIC – em especial, nos cadernos que serviram de base a esse projeto, verificando os contextos textuais em que essas concepções emergem e o papel que aí desempenham, por meio da análise de um de seus principais instrumentos: os Cadernos de Formação. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental, que se serve, ainda, da análise de conteúdo. O corpus é constituído de dezenove textos, publicados em 2012 e 2015. As categorias de análise – abordagem tradicional, abordagem construtivista, perspectiva histórico-cultural, letramento e sistema de escrita alfabética – foram elaboradas com base em autores como Mortatti (2000, 2006, 2015), Soares (2003, 2010, 2014, 2016), Ferreiro (1990), Ferreiro e Teberosky (1991), Gontijo (2002, 2003) e Morais (2012). O trabalho apresenta uma síntese do percurso histórico do ensino da leitura e da escrita no Brasil, privilegiando os cenários de disputa pela hegemonia entre métodos de alfabetização; bem como sistematiza o contexto de emergência do PNAIC, sua estrutura e funcionamento, e as principais mudanças que o atingiram nos seis anos de sua existência. A análise do corpus resultou nas seguintes constatações: a proposta de formação continuada de professores, materializada nos Cadernos de Formação, apresenta convergências e divergências entre as distintas concepções de alfabetização presentes no cenário nacional; as reconstruções operadas apresentam incongruências face às teorias de base, por vezes, obscurecendo-as, aglutinando-as e propondo aproximações não consensuadas academicamente; há uma miscelânea de concepções, ocasionada pelas múltiplas vozes presentes nas diferentes autorias nos textos dos Cadernos de Formação, procedentes de diferentes vínculos institucionais; e a abordagem do sistema de escrita alfabética predomina entre as propostas didáticas apresentadas. Reiterando trabalhos difundidos na área, conclui-se que o programa, não obstante seu objetivo de formar professores alfabetizadores na perspectiva do letramento e a tentativa de recuperar diferentes tradições do campo, alinha-se com uma perspectiva que restringe a alfabetização ao domínio do sistema de escrita alfabética.