OLIVEIRA, Juliana Silva Alves (2018)
A Contribuição do Gênero Conto Para a Formação do Leitor nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Goiás, 2018. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Ensino na Educação Básica)
Universidade Federal de Goiás.
A Contribuição do Gênero Conto Para a Formação do Leitor nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Nome do Orientador: Elisandra Filetti Moura
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Nessa dissertação, foi proposta a investigação por meio de pesquisa-ação para confirmar se a leitura do gênero conto contribui para a formação dos leitores em turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa está pautada numa perspectiva interacional de linguagem, em que o ensino da Língua Portuguesa na escola deve partir dos contextos de uso e da interação para serem trabalhados com os alunos, opondo-se ao ensino de língua baseado apenas na gramática tradicional, a fim de obter melhores resultados na formação dos leitores em processo de letramento e letramento literário. A pesquisa foi realizada em turma de primeiro ano, série escolhida por ser o primeiro contato formal da criança com o processo de alfabetização. Os fundamentos teóricos da pesquisa percorreram os autores que contemplam a perspectiva interacional de linguagem, que tratam da importância do gênero discursivo na escola, do surgimento da literatura infantil e sua importante relação com a escola. Os conceitos de alfabetização, letramento e letramento literário também foram abordados nessa pesquisa. A alfabetização, por ser o contexto da turma pesquisada, que está aprendendo o código linguístico; o letramento, por ser a promoção da linguagem, que cria sentido para as práticas sociais dos sujeitos; e o letramento literário, por ser considerado a construção dos sentidos que possibilitam a humanização dos sujeitos. Para o desenvolvimento dos produtos educacionais dessa pesquisa, I sequência didática e II minicurso para professores, foram desenvolvidas nessa pesquisa as características do conto, sua relação com a infância e escola e o seu caráter estético. O objetivo da pesquisa e dos produtos educacionais é contribuir para a formação desse leitor da série inicial e para as práticas dos professores que queiram trabalhar a linguagem, por meio da literatura infantil e dos contos, numa perspectiva interacional.