STANCIOLA, Adriana Andreia da Silva (2018)
Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar: Tecendo Caminhos Entre Duas Professoras
Minas Gerais, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Viçosa.
Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar: Tecendo Caminhos Entre Duas Professoras.
Nome do Orientador: Eduardo Simonini Lopes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Neste estudo, apresenta-se a descrição do cotidiano escolar de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental sob a regência temporária de duas professoras, quando, percebendo a criatividade das ações cotidianas, busquei observar nas vivências e práticas curriculares as composições de mundo que elas elaboravam no processo de se construírem enquanto profissionais em meio aos currículos que praticavam no dia a dia com os alunos e seus pares. Pois, durante meu trajeto como docente na instituição de ensino pesquisada, pude notar que, devido à alta rotatividade dos professores que lecionavam no ciclo de alfabetização, as reações desses profissionais às necessidades e demandas dos alunos eram muito discrepantes. A mesma situação gerava paralisia em alguns e movimento em outros, causando-me inquietações, dúvidas e vontade de entender o que ocasionava essa diferença. Perseguindo formas de alcançar essa compreensão, passei os meses de agosto e setembro acompanhando– auxiliando as docentes e, durante esse período, partilhei com elas cenas cotidianas que narrei neste trabalho, bem como as conversas que tivemos em alguns momentos das aulas e ao compor essas narrativas, ficando evidente quanto somos afetados pelo meio que habitamos e pelos sujeitos que partilham conosco esses ambientes. Dessa forma, foi possível perceber que as formas de verpercebersentir o mundo eram construídas num ambiente vivo, movente e efervescente que, enquanto afetava os outros sujeitos, igualmente me afetava. Um professor se constrói num processo coletivo, “imerso” em mundos diversos que se afetam, se misturam e entram em conflitos, construindo subjetividades e levando os docentes a refletirem e multiplicarem as construções de sentido e de realidade, enquanto constroem e praticam currículos diariamente.