CRUZ, Débora (2018)
O Pnaic (2013-2015) e as Contribuições Para a Prática Pedagógica dos Professores Alfabetizadores do Município de Colatina-Es
Espírito Santo, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Des. Regional)
Centro Universitário Vale do Cricaré.
O Pnaic (2013-2015) e as Contribuições Para a Prática Pedagógica dos Professores Alfabetizadores do Município de Colatina-Es.
Nome do Orientador: Désirée Gonçalves Raggi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e o Desenvolvimento Regional, do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, da Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus/ES, apresenta uma pesquisa com o objetivo de analisar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a prática pedagógica dos professores alfabetizadores do município de Colatina/ES, no período de 2012 a 2015, sob a ótica do profissional alfabetizador. A proposta justifica-se por estar presente na vida desta pesquisadora e na sua vivência profissional, além de apresentar uma proposta de reflexão sobre uma questão extremamente preocupante da Educação Básica, uma vez que o atendimento na fase da alfabetização ainda apresenta uma grande lacuna entre os parâmetros norteadores estabelecidos e a sua prática. O referencial teórico está fundamentado na teoria histórico-cultural preconizada por Vygotsky, seu principal aporte, da qual destacam-se os conceitos de interação, mediação e linguagem. Apoia-se em documentos nacionais oficialmente publicados e em produções de pesquisadores que se dedicam ao conhecimento das políticas públicas, da alfabetização, da formação do professor e das práticas pedagógicas, em diálogo com as ideias vygotskyanas, tais como: Gontijo, Nóvoa, Tardif, Mizukami, dentre outros. Essa pesquisa que caracterizase como qualitativa exploratória, do tipo estudo de caso, em seu percurso metodológico apoiou-se em análise de documentos, entrevistas e questionários como instrumentos de coleta de dados, dos quais participaram sujeitos envolvidos na coordenação, orientação e cursistas da formação. Realizou-se entrevista com a coordenadora municipal do pacto, questionário aberto com os formadores, com 70% de participação, e questionário fechado com os professores alfabetizadores cadastrados no SisPacto, representados por aproximadamente 33% de respondentes. Os resultados apontaram que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa contribuiu muito com a prática pedagógica dos alfabetizadores da rede municipal de Colatina/ES, mas não deu conta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. Apontou que apesar da boa condução do processo de formação e de suas potencialidades, ainda apresenta fragilidades que dificultam a eficácia do programa, bem como a existência de fatores complexos externos à escola, ainda indiferentes às peculiaridades de onde a prática, verdadeiramente, acontece. Nas considerações finais, sugere-se que o trabalho elaborado sirva de aporte.