TELES, Damares Araujo (2018)
Prática Docente na Alfabetização e Letramento de Crianças nas Séries Iniciais: Uma Experiência em Parnaíba-Pi
São Paulo, 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Prática Docente na Alfabetização e Letramento de Crianças nas Séries Iniciais: Uma Experiência em Parnaíba-Pi.
Nome do Orientador: Mere Abramowicz
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a prática docente na alfabetização e letramento de crianças, por isso o objetivo geral consistiu em investigá-la nas séries iniciais, observando a relevância de práticas exitosas construídas ao longo da trajetória profissional. E os específicos foram: analisar a concepção de alfabetização que dá suporte à prática docente; identificar os métodos utilizados na alfabetização e letramento das crianças; apontar os saberes relativos aos processos de alfabetização e letramento que a professora pesquisada adquiriu a partir da prática cotidiana; verificar quais são as maiores dificuldades enfrentadas pela docente no decorrer de sua prática e que dificultam a alfabetização e letramento; descrever como a professora busca a formação continuada para que sua prática se torne eficaz e evidenciar os resultados que a professora tem adquirido ao longo de sua trajetória profissional. Por isso surgiu a seguinte questão-problema: qual a relevância de uma prática docente que ao longo dos anos tem alcançado resultados satisfatórios na alfabetização e letramento nas séries iniciais? Utilizamos como embasamento teórico diversos autores, dentre eles: Abramovich (1995); Feldmann (2009); Ferreiro e Teberosky (1999); Frade (2005); Garcia (2008); Mortatti (2000); Montessori (1965); Pimenta (2009), Rohrs (2010), Soares (2017), entre outros. Como metodologia fizemos a opção pela abordagem qualitativa, com o estudo de estudo de caso e como procedimentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, observações e análise documental. Tivemos como referência os estudos de André (2013); Chizzotti (2003); Ludke e André (1986); Stake (1995), entre outros. Os resultados evidenciam que a professora desenvolveu ao longo de sua trajetória docente práticas que tiveram ótimos êxitos na alfabetização e letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental, com a efetiva formação de indivíduos críticos e reflexivos que utilizam a leitura e a escrita como práticas sociais