MONTEIRO, Marcia Helena Nunes (2018)
Análise de Teses e Dissertações Que Privilegiam as Vozes de Professoras Alfabetizadoras Sobre Seu Processo de Formação Continuada
Minas Gerais, 2018. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Análise de Teses e Dissertações Que Privilegiam as Vozes de Professoras Alfabetizadoras Sobre Seu Processo de Formação Continuada.
Nome do Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta tese de doutoramento analisa pesquisas produzidas nos programas de pósgraduação sobre a Formação Continuada de Professoras Alfabetizadoras que compõem o acervo Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Trata-se de um estudo bibliográfico que visa analisar teses e dissertações elaboradas no período de 2006 a 2015 que privilegiaram a voz docente. As pesquisas buscaram, por meiodos depoimentos das professoras alfabetizadoras, compreender os significados por elas atribuídos aos cursos sobre alfabetização e letramento. O quadro teórico que norteia as reflexões acerca da formação e do trabalho docente fundamenta-se em André, Canário, Formosinho, Gatti, Giroux, Lessard, Nóvoa e Tardif e acerca de alfabetização e letramento, em Kleimam, Soares e Street. Os trabalhos analisados revelam a complexidade da formação docente e os diferentes caminhos metodológicos adotados para ouvir as professoras sobre seu desenvolvimento profissional. Ao privilegiar a voz das professoras alfabetizadoras, as pesquisas possibilitaram que elas apresentassem diferentes aspectos e interface da formação continuada que durante a elaboração deste trabalho foram considerados dados fundamentais para análise: as interferências das condições de trabalho docente na efetivação das contribuições dos cursos sobre alfabetização e letramento, ressaltando a relação entre formação e trabalho; os limites e as contribuições da formação continuada para a prática pedagógica das professoras alfabetizadoras; e a compreensão da formação continuada como formação de adultos profissionais