NASCIMENTO, Liliane Querino do (2019)
As Concepções de Alfabetização e Letramento na Pré-Escola: Reflexões a Partir da Equipe Gestora
As Concepções de Alfabetização e Letramento na Pré-Escola: Reflexões a Partir da Equipe Gestora.
Goiás, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Goiás.
Nome do Orientador: Selma Martines Peres
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa objetivou conhecer a compreensão da equipe gestora da rede municipal de ensino da cidade de Catalão sobre os conceitos de alfabetização e letramento que norteiam a elaboração da proposta de educação pré-escolar e como se articulam com as práticas escolares. A investigação foi qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico baseia-se em pesquisadores dos estudos da alfabetização, letramento e gestão, tais como: Soares (1998, 1999, 2003, 2016, 2017), Freire (1989, 1995), Street (2014); Sander (1984, 2007), Dourado (2001, 2006, 1997), Gadotti (1993, 1997), entre outros. Também foram utilizados, para construir e analisar os dados, alguns documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIS, 2009-2013), o Plano Municipal de Educação (PME 2015-2025), a Base Curricular Comum Nacional (BNCC, 2017), o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, entre outros. Foram organizadas três categorias que permitiram conhecer as concepções de alfabetização e letramento da equipe gestora: concepção de educação pré-escolar; concepção de alfabetização e letramento; e de currículo. Os resultados apontaram divergências nas concepções de alfabetização e letramento entre gestores municipais e escolares, além de sugerir uma concepção propedêutica da educação infantil. Ademais, a pesquisa aponta evidências de que não existe um projeto pedagógico, nem um documento curricular do município que contribua para a clareza no desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores da educação infantil.