CEBALHO, Sergilaine Fátima De Miranda (2019)
Alfabetização na idade certa (PNAIC): Um olhar discursivo sobre a política e o político na perspectiva inclusiva
Mato Grosso, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística)
Universidade do Estado de Mato Grosso.
Alfabetização na idade certa (PNAIC): Um olhar discursivo sobre a política e o político na perspectiva inclusiva.
Nome do Orientador: Olimpia Maluf Souza
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho, inscrito na linha de pesquisa Estudos de Processos Discursivos, do Programa de Mestrado em Linguística da UNEMAT, busca compreender, pelos fios do discurso instaurados pelas políticas públicas de ensino, os sentidos constituídos sobre a inserção/inclusão do sujeito-aluno deficiente no ensino regular das escolas brasileiras, em especial, a pensada pelo Pacto Nacional pela Idade Certa (PNAIC). Teoricamente, este estudo filia-se na Análise de Discurso de linha francesa em articulação com a história das Ideias Linguísticas (HIL). Na discursividade do Estado, essas políticas públicas de inclusão estão funcionando nas tênues fronteiras entre sujeito, história e ideologia, isto é, o linguístico e o histórico são constitutivos para/no processo de significação dos sujeitos e dos sentidos, de modo que ambos se constituem na relação do intradiscurso (formulação/dizer) e do interdiscurso (já-dito), isto é, a atualidade e a história enquanto memória em funcionamento. Desta forma, podemos perceber que os sentidos não existem em si mesmos, mas são determinados pelas posições ideológicas colocadas em jogo no processo sócio histórico em que as palavras são produzidas. O funcionamento discursivo do jogo político-econômico revelou que as políticas de inclusão voltadas ao aluno-deficiente nas escolas trabalham com a ilusão de igualdade entre sujeitos, tentando apaziguar o caráter nefasto que a deficiência carrega, sobretudo, reafirmando ao deficiente um lugar social, uma vez que passa a constituir-se como sujeito-de-direitos, por ter direitos e deveres. Nesse jogo de sentidos, a constituição das políticas públicas de ensino ditas inclusivas que estão em circulação nas escolas públicas (Leis, diretrizes, políticas de ensino, entre elas, o PNAIC), nos leva a compreender, a partir de uma análise discursiva das condições de produção dos meandros do processo de escolarização dos instrumentais linguísticos nacionais, que sujeito e ideologia estão constantemente articulados, pelas relações de poder, dadas pelos modos de produção.