SOUZA, Odiliana Ribeiro de (2019)
O Trabalho do Alfabetizador nos Anos Iniciais da Educação Fundamental na Rede Municipal de Goiânia: Uma Análise a Partir da Ergologia
Goiás, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Goiás.
O Trabalho do Alfabetizador nos Anos Iniciais da Educação Fundamental na Rede Municipal de Goiânia: Uma Análise a Partir da Ergologia.
Nome do Orientador: Ronei Guaresi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo objetiva, a partir do ponto de vista da atividade, compreender o trabalho das alfabetizadoras no Ciclo de Alfabetização (Ciclo I) da Educação Fundamental na Rede Municipal de Educação de Goiânia- RME. Trata-se de um estudo de caso, iniciado em janeiro de 2018, que utiliza o aporte teórico-metodológico da Ergologia para compreender o trabalho docente. Buscou-se melhor compreender as dramáticas dos usos de si que envolvem o trabalho de uma alfabetizadora, os valores, saberes e competências que permeiam essas dramáticas e orientam a professora nas normalizações que realiza. Evidenciar tais questões possibilitou um olhar mais apurado acerca do trabalho docente, mostrando a riqueza do que as professoras alfabetizadoras fazem no desenvolvimento de seu trabalho. Para isso, foram realizados os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico sobre alfabetização enfocando o trabalho docente do alfabetizador, um estudo de caso a partir de observações, entrevistas (de explicitação sobre o trabalho, verbalização induzida e história de vida), e a análise documental sobre as prescrições ao trabalho do alfabetizador. O estudo aponta fragilidades na implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização, bem como a necessidade de qualificar o acompanhamento pedagógico e organizar o trabalho pedagógico a partir das demandas reais e específicas de cada escola.