BOTELHO, Thais Helena Falcão (2019)
Mutações do Leitor, da Mídia e da Aprendizagem: Proposta de Aplicativo Para Alfabetização Hipermidiática Lúdica e Interativa
São Paulo, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Mutações do Leitor, da Mídia e da Aprendizagem: Proposta de Aplicativo Para Alfabetização Hipermidiática Lúdica e Interativa.
Nome do Orientador: Maria Lucia Santaella Braga
Área: Ciências Exatas: Ciência da Computação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A questão dessa dissertação se origina diante das alterações ocorridas a partir da digitalização das linguagens, que permitiram a criação e visualização de conteúdos em que se misturam e convivem signos de natureza verbal, visual e auditiva. Frente a tais transformações, observa-se a necessidade de serem propostos novos processos de aprendizagem na educação, nos quais possam ser incluídas, pedagógica e sistematicamente, outras linguagens além da escrita. Com a intenção de se viabilizar uma melhor compreensão dessa necessidade, esse estudo se desenvolveu através de dois tipos de percursos: o primeiro, acadêmico e mais extenso; o segundo, o da proposta de criação didática. O primeiro percurso se utilizou de algumas alterações, ao longo da história, que convergiram e colaboraram nos processos de criação, produção de distintas linguagens, com foco primeiramente na língua escrita e seu aprendizado. Foram utilizadas duas bases teóricas para palmilhar esse caminho. A primeira teoria, de Magda Soares, que entende que o processo de aprendizagem da língua escrita teria três facetas: a linguística, a interativa e a sociocultural. A segunda base teórica utilizada, de Lucia Santaella, apresenta o desenvolvimento, ao longo dos séculos, de cinco tipos de leitores: contemplativo, movente, imersivo, ubíquo e o leitor prossumidor. Somadas, as duas teorias auxiliaram no entendimento da evolução integrada: do leitor, das mídias e da aprendizagem, com foco maior na linguagem escrita. Essa evolução, vista de forma integrada, permite uma melhor compreensão da atual lacuna no aprendizado de outras linguagens nos conteúdos educacionais. No segundo percurso é apresentada uma proposta de um primeiro roteiro piloto para um objeto digital a ser realizado em hipermídia. Ele seria um componente do aplicativo para alfabetização hipermidiática De um toque para o mundo. O intuito é demonstrar, de forma simples e objetiva - para leitores, educadores e produtores - que essa nova proposta de alfabetização hipermidiática, se encaixa de forma congruente, factível, aos processos pedagógicos básicos e necessários para os alunos e professores do século XXI