EBIZERO, Taila Carvalho (2019)
Cenas do Processo de Avaliação na Alfabetização e Disposições Sociais
São Paulo, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Paulo.
Cenas do Processo de Avaliação na Alfabetização e Disposições Sociais.
Nome do Orientador: Justino de Sousa Junior
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O tema dessa dissertação circunscreve-se às práticas docentes na alfabetização relativas à avaliação. Visa compreender como se constituem os critérios empregados por uma professora alfabetizadora para atribuir juízos sobre o desempenho de seus alunos, dando a conhecer os princípios geradores das disposições que se desvelam no modo como age, pensa, sente e crê, mobilizados num contexto especifico, uma escola em território vulnerável. Tem como pressuposto que o professor e a escola podem fazer a diferença nos resultados desses alunos. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual empregamos a observação participante das aulas de Língua Portuguesa em uma turma de 3º ano do ciclo de alfabetização e dos Conselhos de Classe e a entrevista semiestruturada, em profundidade, nos moldes de Lahire (2001; 2002). As chaves interpretativas advêm dos estudos sobre interação na sala de aula. Constatamos que tanto os critérios de avaliação quanto as estratégias adotadas pela professora partem da distinção de sua turma entre os que sabem (aqueles que dominam o sistema de escrita alfabética, leem, compreendem e produzem textos) e aqueles que não sabem. Identificamos três disposições mobilizadas nas situações observadas: a disposição de afetividade, de intolerância e a de reprovação. Ademais, identificamos que a professora oferece um conjunto de feedbacks importantes para que os alunos se conscientizem e monitorem suas aprendizagens e seus comportamentos em sala de aula. Concluímos, a partir desses achados que a prática pedagógica e os critérios de avaliação docente carregam em si efeitos de disposições incorporadas pelo professor a partir de suas experiências pessoais, de escolarização e formação, demonstrando a necessidade de um olhar diferenciado para esse processo na criação de políticas públicas que visam a diminuição das desigualdades escolares, sobretudo nos cursos de formação docente.