THOMAZ, Daiane de Medeiros (2019)
Um Estudo Sobre o Livro Alfabetização...Uma Aventura Para a Criança e Sua Inserção nas Práticas de Alfabetização das Escolas Públicas do Estado de Santa Catarina
Santa Catarina, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Sul de Santa Catarina.
Um Estudo Sobre o Livro Alfabetização...Uma Aventura Para a Criança e Sua Inserção nas Práticas de Alfabetização das Escolas Públicas do Estado de Santa Catarina.
Nome do Orientador: Eclair Antonio Almeida Filho
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho propõe compreender aspectos da história da alfabetização em Santa Catarina no início da década de 1980. Ao escolher o fato histórico a ser pesquisado, o historiador delimita um acontecimento da vida social, sempre baseado em uma teoria de referência a qual determina a seleção dos fatos e das fontes históricas a serem utilizadas na pesquisa. O recorte histórico dependerá da intenção do historiador, que considera a influência de outros acontecimentos sobre o curso da história, que qualifica o fato histórico, objeto da ciência histórica. O objetivo deste estudo é conhecer aspectos da história do livro Alfabetização... uma aventura para a criança, escrito por Myrian Fonseca Bittencourt, o qual foi adotado pelo estado de Santa Catarina como material oficial para alfabetização das crianças no início da década de 1980. Como objetivos específicos, tem-se: analisar o contexto em que o livro Alfabetização... uma aventura para a criança foi escrito; caracterizar o livro; identificar o método nele proposto e sua relação com os métodos de alfabetização ou processo de ensino e aprendizagem presentes naquele momento; verificar como o livro chegou às escolas; e analisar a forma como foi incorporado à prática de alfabetização nas escolas públicas de Santa Catarina. Para alcançar estes objetivos foi realizada uma coleta de dados através de entrevistas, com a autora do livro hoje (2018, que está com 96 anos); também com duas professoras que, na década de 1980, faziam parte da equipe de alfabetização da Secretaria da Educação na cidade de Tubarão - SC e eram as responsáveis pelos treinamentos das professoras alfabetizadoras para utilização do referido livro nas escolas; bem como com uma professora que fez o treinamento na época. Os resultados evidenciam que o livro Alfabetização... uma aventura para a criança foi escrito em um momento em que o Estado de Santa Catarina havia adotado O barquinho amarelo (método analítico) para ser utilizado nas práticas de alfabetização, leitura e escrita nas escolas, mas as professoras alfabetizadoras o rejeitavam. Assim, chegou para as escolas da rede estadual e foi introduzido na sala de aula como pré-livro do O barquinho amarelo em um movimento para a substituição da alfabetização através da cartilha Caminho Suave (método sintético), como era praticado até aquele momento nas escolas. Em outras palavras, o livro da autora Myrian Fonseca Bittencourt foi escrito com o propósito de servir como um manual para as professoras alfabetizadoras do Estado, de modo a facilitar o trabalho delas no processo de alfabetização e posterior utilização do livro O barquinho amarelo.