WANDERLEY, Bruna Cardoso (2019)
Funções Executivas de Crianças de Escola Pública em Fase Inicial de Alfabetização
Funções Executivas de Crianças de Escola Pública em Fase Inicial de Alfabetização.
Rio Grande do Norte, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Nome do Orientador: Luiz Percival Leme Britto
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: As funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas e/ou emocionais recrutadas em situações cujas respostas automáticas ou instintivas não são suficientes. Para utilizá-las é necessário empreender certo esforço. Cruciais para o alcance do desenvolvimento cognitivo saudável dos indivíduos, estão relacionadas à formação de raciocínio, resolução de problemas e planejamento. Ademais, contribuem para o sucesso acadêmico, familiar e social. A característica desenvolvimental das FE favorece a infância enquanto fase ideal para o desenvolvimento eficaz dessas habilidades ao ter disponível o potencial cognitivo das crianças. Logo, as escolas representam espaços oportunos de investigação e de desenvolvimento dessas habilidades. Sendo assim, objetivou-se analisar o desempenho das FE nos domínios memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento e fluência verbal. Participaram 70 crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental matriculadas na rede municipal de ensino de Natal/RN, de modo que cada ano escolar constituiu três grupos distintos de avaliação. O estudo é de caráter quantitativo, transversal e aprovado pelo Comitê de Ética sob protocolo CAAE nº 85607718.0.0000.5537. O Modelo de Diamond (2013) fora eleito para a compreensão teórica do construto. Os dados foram tratados por meio de análise descritiva e inferencial, com distribuição normal da amostra, utilizando-se os testes estatísticos One-way ANOVA, com post-hoc de Bonferroni, e r de Pearson. De modo geral, os resultados indicaram que as medidas descritivas das FE aumentaram com a progressão escolar, contudo, apenas a fluência verbal demonstrou significância entre o 2º e 3º anos. As demais apontaram significância entre o 1º e o 2º e/ou entre o 1º e o 3º anos. Portanto, o estudo colaborou na discussão acerca do desenvolvimento das FE nos anos iniciais de alfabetização.