JESUS, Simone Aparecida de (2019)
A Literatura no Âmbito do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
A Literatura no Âmbito do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
Goiás, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Goiás.
Nome do Orientador: Gina Glaydes Guimarães de Faria
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Vinculado à linha de pesquisa Fundamentos dos Processos Educativos, este trabalho objetiva investigar como a literatura é tratada no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental em que foram considerados os documentos oficiais e a produção acadêmica, teses e dissertações, relativos ao PNAIC. Os referenciais teóricos deste foram, dentre outros, Candido (2011), Ianni (1999), Barthes (1988), Llosa (2004), Zilberman (1985), Lajolo e Zilberman (2007), Bugarelli (2011), Soares (2006) e Silva (2003). Constatou-se que as pesquisas acadêmicas que têm investigado o PNAIC tendem a referendar os princípios do Programa, particularmente quanto à sua importância para a formação continuada de professores no Ciclo de Alfabetização. As pesquisas analisadas, em relação à literatura, são uníssonas quanto ao reconhecimento doquanto a presença da literatura neste Programa teve grande relevância para o ensino no ciclo de alfabetização, concordam inclusive quanto à divulgação e valorização dos acervos literários distribuídos pelo MEC à rede pública de ensino, contribuindo para que os professores passassem a conhecer e se apropriar desse material. Contudo, a presente dissertação constatou, pelos estudos desenvolvidos, que tais contribuições se tornam incipientes, uma vez que, tendem a valorizar a obra literária e não a literatura, enquanto direito para a formação humana.