JAGER, Josiane Jarline (2019)
Formação Entre Pares: Processos e Práticas no Âmbito do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas
Rio Grande do Sul, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Pelotas.
Formação Entre Pares: Processos e Práticas no Âmbito do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas.
Nome do Orientador: Thiago Ingrassia Pereira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta dissertação descreve e analisa os processos e práticas formativas, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas, enquanto política e programa de formação continuada entre pares, professoras formadoras e orientadoras de estudo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para dar conta do objetivo de pesquisa, realizou-se a análise de documentos a partir do método de análise interpretativo. Por meio de uma descrição analítica do PNAIC, do macro ao micro desenho formativo, problematiza as dinâmicas relativas ao programa de formação do ponto de vista de seus princípios, conteúdos, estratégias e dimensões políticas. Apresenta conteúdos e estratégias formativas que foram abordados e utilizados na formação e analisa aqueles que parecem ter sido mais significativos a partir do ponto de vista das professoras. Discute a noção de formação entre pares como troca intelectual instituída pelo aprender com o outro em um espaço que é intersubjetivo e ético; como espaço disjuntivo quando as professoras recriam as estratégias formativas a partir de necessidades das orientadoras de estudo, pela responsabilidade profissional e ética com a formação; como reforço da presença pessoal e pública das professoras. A reflexão, por fim, indica que se construiu, no contexto formativo do PNAIC, movimentos transformadores da ação e do pensamento pedagógico-educativo.