VASCONCELOS, Rebecca Schirmer de Souza (2019)
Práticas Multimodais no Aplicativo Whatsapp: Apropriação da Cultura Escrita Digital Por Crianças em Processo de Alfabetização
Práticas Multimodais no Aplicativo Whatsapp: Apropriação da Cultura Escrita Digital Por Crianças em Processo de Alfabetização.
Minas Gerais, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Nome do Orientador: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A cultura escrita tem se alterado frente às inovações tecnológicas, o que nos leva a investigar o funcionamento da cultura escrita digital na sociedade contemporânea. Uma das principais mudanças tem sido no uso de diferentes aplicativos, suportes e recursos multimodais. No âmbito das redes sociais, tem prevalecido no Brasil o aplicativo de mensagens instantâneas denominado WhatsApp. O objeto de estudo desta pesquisa foi investigar como ocorrem as práticas de utilização do aplicativo WhatsApp por crianças em processo de alfabetização, visando compreender a sua apropriação da cultura escrita digital e as capacidades que elas mobilizam para ler e produzir textos multimodais nesse ambiente. A metodologia foi um estudo qualitativo, com levantamento de dados de uso e formas de aprendizagem relatadas em entrevistas e questionários, pelas crianças e seus familiares, seguida de intervenção para interação de crianças com a pesquisadora, por meio da troca de mensagens no aplicativo. A estratégia de interação via aplicativo teve como objetivo verificar como as crianças utilizam a linguagem verbal escrita e em áudio, assim como os demais recursos semióticos em suas conversas com a pesquisadora. Como referências teóricas a pesquisa se valeu de diferentes estudos sobre cultura escrita digital, multimodalidade, alfabetização e letramento digitais e interatividade. A análise dos dados coletados permitiu evidenciar as formas como elas aprenderam a usar o aplicativo, seja por observação do seu uso ou por meio do ensino direto dos pais e familiares, o tipo de acesso ao suporte, suas preferências de uso e de recursos semióticos, tais como áudios, mensagens escritas, uso de emojis, vídeos e imagens. Ao interagir por meio de mensagens, as crianças revelam aspectos pragmáticos de uso do aplicativo, mostram conhecimentos de recursos da multimodalidade típica da tela, alternando ou hibridizando as linguagens por sua funcionalidade e para a produção de sentidos e, muitas vezes, as escolhas não dependem apenas das habilidades de ler e escrever já adquiridas.