MOURA, Elizangela Silva de Sousa (2019)
Alfabetizar em Contextos de Cibercultura
Tocantins, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Tocantins.
Alfabetizar em Contextos de Cibercultura.
Nome do Orientador: Francisca Rodrigues Lopes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Atualmente, para ser considerado alfabetizado, é necessário ir além da aquisição e da decodificação de signos, tendo em vista que a sociedade atual apresenta um alto avanço tecnológico, aumento de informação e acesso às tecnologias de informação e de comunicação, o que torna urgente e necessário ao indivíduo o domínio dos diferentes códigos das diversas linguagens presentes na sociedade contemporânea e em tempos de cibercutura e ciberespaço. A reflexão sobre este contexto trouxe a inquietação que levou ao desenvolvimento desta pesquisa, cujos resultados são apresentados nesta Dissertação. O objetivo geral da pesquisa foi o de identificar que concepção os professores alfabetizadores do Colégio Santa Cruz em Araguaína/TO têm quanto ao uso das mídias digitais no processo de alfabetização. E, de forma mais específica, apresentar uma produção técnica, a qual consiste em uma sequência didática de práticas de alfabetização aliada aos ícones da mídia digital. A abordagem adotada na pesquisa foi a qualitativa, com procedimentos de pesquisa de campo, cujo instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A pesquisa revelou que os professores concebem a importância de integrar as mídias digitais à prática alfabetizadora e reconhecem que não têm como ignorar que as crianças convivem com uma realidade informatizada, no entanto, revelou também que em suas práticas os docentes têm pouca apropriação das tecnologias digitais.