SOUZA, Bárbara Rocha (2019)
Discursos Pela Alfabetização: Uma Investigação dos Sentidos em Disputa
Rio de Janeiro, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Discursos Pela Alfabetização: Uma Investigação dos Sentidos em Disputa.
Nome do Orientador: Marina Graziela Feldmann
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as disputas discursivas pela alfabetização. Para isto, buscou-se estabelecer a diferença entre os processos de alfabetização e letramento, esclarecendo suas especificidades e realçando a relação entre essas duas concepções de aprendizagem, conforme as mais variadas posições de autores do campo. Perscrutou-se apresentar nesta dissertação, através de um resgate histórico, de que forma o ensino da língua escrita nos primeiros anos de escolarização vem sendo realizado, segundo as diferentes perspectivas teóricas projetadas em saberes e fazeres metodizados. Ainda, objetou-se nesta escrita, reativar os sentidos contingenciais dos discursos produzidos em artigos científicos acadêmicos, nos últimos dezenove anos, que tratam do processo de alfabetização e do letramento. Para esse fim, foi utilizada como plataforma de busca a biblioteca eletrônica SciELO, na qual encontra-se uma coleção selecionada de trabalhos em nível nacional sob a ótica de diferentes concepções teóricas. Esta obra se articula à perspectiva pós-estrutural e dialoga com o campo do Currículo em uma abordagem discursiva, tendo em vista a disputa de sentidos em sua condição de provisoriedade e precariedade. Quanto à metodologia, esta pesquisa está ancorada em uma revisão teórico-estratégica fundamentada nas incorporações teóricas de Alice Lopes e Elizabeth Macedo, da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com vistas a repensar a noção de currículo e política, tão caras a esta análise. A discussão teórica-empírica, a partir das noções de significantes vazio e flutuante, dedica-se a reativar sentidos outros que atravessam as construções discursivas pela alfabetização. Dentre os significantes reativados nesta análise, estão: tempo, formação docente, avaliação, prática e uma concepção de alfabetização. Como principais apontamentos, destacou-se: a impossibilidade de um fechamento total dos sentidos que disputam lugar nos documentos curriculares, o caráter transitório das significações e a constante tentativa de estancar os sentidos de determinados significantes. Ao concluir esta investigação, defendeu-se a impossibilidade de definir um currículo que possa ser capaz de dar a palavra final no processo de alfabetização e a potência da reativação dos sentidos que perpassam os textos para a compreensão de demandas outras no campo discursivo investigado