VIANNA, Viviane Maria Quintiliano (2019)
O Letramento Escolar na Dinâmica das Práticas de Leitura e de Escrita em Uma Sala de Aula do 3º Ano do 1º Ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte
O Letramento Escolar na Dinâmica das Práticas de Leitura e de Escrita em Uma Sala de Aula do 3º Ano do 1º Ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte.
Minas Gerais, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Nome do Orientador: Gildene do Ouro Lopes Silva
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Os temas leitura, escrita, alfabetização e letramento são constantes nas pautas educacionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Entretanto, observamos que há ainda muitos desafios para que possamos ter todas as crianças ao final do 3º ano do 1º Ciclo (objetivo estabelecido pelos sistemas federal, estadual e municipal de ensino) com as competências mínimas, definidas no currículo, relacionadas à leitura e à escrita. Nessa direção, é que este trabalho tem como objetivo geral analisar a dinâmica das práticas de leitura e de escrita vivenciadas em uma turma do 3º ano do 1º Ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte e sua relação com os pressupostos teóricos da alfabetização, na perspectiva do letramento. Os objetivos específicos foram definidos pensando em investigar as relações estabelecidas entre leitura e escrita no trabalho pedagógico do professor; bem como naquelas estabelecidas pelos alunos dentro e fora do contexto escolar. Buscamos com a revisão de literatura tratar temas que pudessem embasar as análises a serem realizadas posteriormente. Os assuntos escolhidos tratam questões referentes às relações estabelecidas entre escolarização e alfabetização; alfabetização e letramento; letramento e leitura; letramento, escrita e oralidade; texto, leitura e escrita. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de março a setembro de 2018 e contou com a nossa presença em sala de aula através da observação participante. Com a análise de notas de campo, vídeos, fotografias, entrevistas e análise documental, procuramos tratar os dados coletados à luz da revisão de literatura levantada e outros referenciais teóricos consultados. As conclusões apontam que a professora, em seu trabalho com a leitura e com a escrita, é capaz de relacionar sua prática aos pressupostos teóricos da alfabetização e do letramento, redimensionando o planejamento realizado, sempre que necessário. Quanto aos alunos e sua relação com a leitura e com a escrita, os resultados mostram que o interesse ou não em realizar as atividades propostas pela professora tem relação com o nível de dificuldade encontrada ao compreender a tarefa solicitada e que o apoio e incentivo dos pais ou responsáveis, quanto à realização do Para Casa, bem como quanto ao desenvolvimento de atitudes favoráveis à leitura, são fatores positivos no processo de aprendizagem da língua escrita pela criança.