SANTOS, Tatiane Soares dos (2019)
Alfabetização e Letramento de Estudantes Com Síndrome de Down: Indicações a Partir da Percepção de Professores Sobre a Vivência de Estudantes em Uso do Software Alfabetização Fônica Computadorizada
Goiás, 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Ensino na Educação Básica)
Universidade Federal de Goiás.
Alfabetização e Letramento de Estudantes Com Síndrome de Down: Indicações a Partir da Percepção de Professores Sobre a Vivência de Estudantes em Uso do Software Alfabetização Fônica Computadorizada.
Nome do Orientador: Vanessa Helena Santana Dalla Dea
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente pesquisa foi realizada em um curso de formação continuada que aconteceu na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, denominado “Cultura Digidown”. Teve por objetivo: Analisar a percepção dos professores sobre a vivência de estudantes com síndrome de Down, em uso do software alfabetização fônica computadorizada. A partir dessas indicações, buscou-se construir um anteprojeto de software gamificado para alfabetização e letramento desses estudantes. Na pesquisa de campo, foi utilizada a videogravação e o grupo focal para coleta de dados. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. Os sujeitos da pesquisa foram 40 professores da rede regular de ensino, participantes do curso. Os resultados da pesquisa nos apontaram indicações significativas. Em relação ao uso do software sobre: o áudio, a interface, a gamificação, as opções de interação entre usuário-software, entre outros fatores. Quanto à mediação pedagógica dos professores, ficou claro que algumas especificidades desse público devem ser consideradas na elaboração das atividades, para que não se tornem complexas e confusas demais. Sobre a proposta pedagógica, obtivemos indicações que nos levam a perceber que o método a ser utilizado, não é ponto mais importante para ter bons resultados nos processos de alfabetização, logo o mais significativo nesse processo é que se conheçam os caminhos pelos quais o sujeito se apropria da língua escrita. Assim o professor possa orientar o estudante nesse processo, de forma significativa, trabalhando tanto a alfabetização quanto o letramento, para formar sujeitos que não só dominem um código, mas que o compreenda e faça uso dele em seus mais diversos contextos sociais.