PAULA, Bruna Zorzan de (2020)
A Alfabetização na Proposta Curricular da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu e Suas Semelhanças Com a Pedagogia de La Salle
Paraná, 2020. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Ensino)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
A Alfabetização na Proposta Curricular da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu e Suas Semelhanças Com a Pedagogia de La Salle.
Nome do Orientador: Tamara Cardoso André
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Analisa criticamente o planejamento anual produzido de modo centralizado pela Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu (SMED), para as turmas de alfabetização, estabelecendo relações com a Pedagogia de La Salle, tendo como base a Alfabetização em suas relações com a linguística, segundo Cagliari e Faraco. Objetiva analisar as semelhanças entre o planejamento da SMED e a pedagogia de La Salle, tendo, como objetivos específicos: 1) pesquisar, na história da educação brasileira, quais os principais métodos de alfabetização que embasaram as políticas educacionais; 2) distinguir os métodos e concepções de alfabetização subjacentes ao plano de ensino do município de Foz do Iguaçu; 3) compreender como a cultura escolar se apropria de elementos de pedagogias do passado. A metodologia adotada é a pesquisa crítico-social, de cunho qualitativo, pautada na análise documental do planejamento organizado pela SMED de Foz do Iguaçu para o ano de 2019. Evidencia a utilização do método fônico no planejamento anual da SMED, método que parte da relação entre letras e sons considerando a escrita como uma transcrição da língua falada. O método fônico desconsidera as variações linguísticas e os contextos diferentes em que os indivíduos estão inseridos. Aponta a semelhança do planejamento da SMED com a pedagogia utilizada por La Salle no século XVIII, tanto nas questões do ensino, quanto dos materiais utilizados em sala de aula.