RESENDE, Débora Sá (2020)
O desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização: uma experiência com jogos pedagógicos cooperativos
Paraná, 2020. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-graduação em Letras)
Universidade Federal da Paraíba.
O desenvolvimento da escrita no processo de alfabetização: uma experiência com jogos pedagógicos cooperativos.
Nome do Orientador: Alvanira Lúcia de Barros
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa visa perceber em que medida os jogos pedagógicos cooperativos podem contribuir com o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento, principalmente no que diz respeito à escrita dos alunos do 2º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de Pombal - PB. Nessa perspectiva, a alfabetização é caracterizada como um processo relacionado à escolarização e ao letramento, estando atrelado às práticas sociais dos indivíduos. Assim, nesta pesquisa foi realizada uma avaliação diagnóstica do público pesquisado, por meio de uma amostragem, sendo identificado quais as suas principais dificuldades e quais os níveis de alfabetização encontrados naquele universo. O trabalho foi realizado tendo como suporte às atividades adequadas à turma pesquisada, ou seja, de acordo com faixa etária, o nível de alfabetização e de letramento, como subsídio para o desenvolvimento da escrita. Nessas concepções, buscamos o que os documentos oficiais mencionam acerca das práticas de alfabetização e letramento nas esferas Federal (BNCC), Estadual (Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba) e Municipal (PME) para melhor compreendermos se ocorre algum déficit, como saná-lo ou diminuí-lo, levando em consideração o ciclo de alfabetização. Ainda foi realizado um passeio sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reconhecendo as suas respectivas contribuições na história da educação brasileira. Esta pesquisa obteve como suporte teórico os seguintes autores: Kleiman (2005), Tfouni (2010), Soares (2016; 2017), Cagliari (1990), Grossi (2008), dentre outros acerca da conceituação de alfabetização e letramento. No que diz respeito ao trabalho com jogos cooperativos, utilizamos Soler (2005), Correia (2012), Brotto (1999), dentre outros. Quanto à natureza deste estudo, os caminhos metodológicos perpassam a pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. O trabalho de campo foi realizado por meio da pesquisa-ação. Adotou-se como procedimentos de geração de dados: a observação participante, a análise documental e a aplicação dos jogos pedagógicos cooperativos direcionados à prática da alfabetização. Assim, foram desenvolvidas diversas possibilidades de formas de trabalho para a construção de uma prática alfabetizadora, tendo como elemento incentivador a perspectiva dos jogos pedagógicos cooperativos. Um dos instrumentos utilizados corresponde a prova do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) do Governo Federal, sendo considerado subsídio para o diagnóstico inicial e como instrumento de percepção de posteriores resultados alcançados.