BENTO, Marina Viana (2020)
Concepções de Leitura Crítica nas Teses e Dissertações Brasileiras Relacionadas à Educação Entre 1999 e 2018: Uma Metanálise
Minas Gerais, 2020. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Minas Gerais.
Concepções de Leitura Crítica nas Teses e Dissertações Brasileiras Relacionadas à Educação Entre 1999 e 2018: Uma Metanálise.
Nome do Orientador: Maria Lúcia Castanheira
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa investigou o conceito de leitura crítica adotado por autores de dissertações de mestrado acadêmico, dissertações de mestrado profissional e teses de doutorado relacionadas à educação e desenvolvidas em programas de pós-graduação do Brasil entre 1999 e 2018. A pesquisa caracteriza-se como uma metanálise orientada pelos princípios teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Por meio da análise desse material, buscou-se: 1) caracterizar, categorizar e correlacionar as concepções de leitura crítica adotadas pelos autores desses trabalhos;2) listar e analisar as referências bibliográficas em que os autores desses estudos se apoiaram na produção de suas pesquisas; 3) mapear a distribuição temporal e geográfica desses estudos. O corpus desta pesquisa foi composto por 11 teses de doutorado e 57 dissertações de mestrado, perfazendo um total de 68 trabalhos. A análise desse material evidenciou que o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema leitura crítica foi intensificado em programas de pós-graduação no Brasil, entre 2008 e 2018, principalmente nas modalidades de mestrado acadêmico e mestrado profissional. Associou-se essa intensificação do interesse sobre o assunto aos conturbados momentos políticos e sociais que foram vivenciados no Brasil naquela época. Duas definições de leitura crítica foram identificadas no corpus: leitura crítica inferencial, visão caracterizada pela capacidade de inferir informações; e leitura crítica engajada, retratada como uma prática social baseada no questionamento e no posicionamento do texto. A análise do corpus também indicou que a leitura crítica engajada está frequentemente associada à noção de cidadania. Outro aspecto que se destacou no processo de análise foi a ausência de uma definição clara de leitura crítica em parte do corpus da pesquisa. Foi observado que as pesquisas foram realizadas principalmente nas regiões Sul e Sudeste, mas que houve um aumento acentuado das pesquisas sobre leitura crítica na região Nordeste. Além disso, foi verificado que duas instituições se destacaram quantitativamente na produção desses estudos: a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O autor mais citado como referência bibliográfica entre as teses e dissertações examinadas foi Freire (1969, 1970, 1988, 1994, 1996, 2005). Finalmente, a metanálise realizada evidenciou certa diversidade de conceitos de leitura crítica adotados pelos autores desses estudos e revelou a existência de interesse nesse tópico em várias instituições de pós-graduação do Brasil. A análise produzida também identificou lacunas deixadas por esses trabalhos sobre as bases teóricas que sustentam concepções de leitura crítica adotadas pelos autores sobre esse tema.