BAPTISTA, Ivanete Alves (2020)
O lúdico como estratégia de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola de Presidente Kennedy/ES
Espírito Santo, 2020. Dissertação de Mestrado Profissional (Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação)
Centro Universitário Vale do Cricaré.
O lúdico como estratégia de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola de Presidente Kennedy/ES.
Nome do Orientador: Sônia Maria da Costa Barreto
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa trata da ludicidade – jogos e brincadeiras na educação, principalmente no que diz respeito ao processo de alfabetização no primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Tem como principal objetivo relatar a importância da ludicidade, dando ênfase ao processo de alfabetização em uma escola situada em Presidente Kennedy-ES, além de apresentar a ludicidade como estratégia de ensino, conceitos, importância e propiciar o conhecimento no que concerne às regras e convívio social. Foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica de renomados estudiosos e da legislação vigente. A metodologia, que se mostrou quantitativa e qualitativa, foi o estudo de caso, demonstrado por gráficos com registro das porcentagens encontradas nos resultados, na análise dos dados e nas falas dos atores envolvidos. A problemática se justifica mediante a importância das atividades lúdicas na alfabetização, uma vez que jogos e brincadeiras são essenciais na construção de uma aprendizagem significativa, nos anos iniciais, ao auxiliar de maneira aprazível na disciplina ministrada. Como produto final, ficou sugerido a oficina do Bingo Sonoro, aplicada, passo a passo, aos professores das séries iniciais do ensino fundamental na escola pesquisada. Constatou-se que os jogos e as brincadeiras são altamente importantes para o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental