CORDEIRO, Haudrey Fernanda Bronner (2020)
A Perspectiva do Alfabetizar Letrando nos Livros Didáticos de Alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996-2019) : Relações Entre as Culturas Político-Institucional e Acadêmica
Paraná, 2020. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Paraná.
A Perspectiva do Alfabetizar Letrando nos Livros Didáticos de Alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996-2019) : Relações Entre as Culturas Político-Institucional e Acadêmica.
Nome do Orientador: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Pesquisa sobre as relações entre as culturas acadêmica e político-institucional na produção de livros didáticos de alfabetização na perspectiva alfabetizar letrando, temática que se articula aos estudos do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objetivo geral investigar como os livros didáticos de alfabetização, das últimas três edições do Programa Nacional do Livro Didático (2013, 2016 e 2019) incorporaram a proposta de alfabetizar letrando, considerando elementos dos contextos em que tais livros foram produzidos. Para isso, tem como objetivos específicos: a) sumarizar e analisar as contribuições originadas na cultura científica da educação sobre a alfabetização na perspectiva de alfabetizar letrando; b) situar elementos constitutivos da cultura político-institucional que marcaram os contextos de produção dos livros didáticos de alfabetização e letramento no período de 1996-2019; c) buscar indícios de mudanças em relação à concepção de alfabetização nos livros didáticos de alfabetização a partir da análise das resenhas dos Guias PNLD e de coleções com maior aceitação entre as escolas, construindo instrumentos de análise e definindo a amostra a ser analisada na etapa final; d) Na amostra selecionada, analisar a coletânea textual quanto à diversidade de textos, temáticas e esferas sociais de circulação e investigar como o letramento e a alfabetização estão presentes no livro didático de alfabetização, especialmente nas atividades de compreensão leitora, produção de textos escritos e sistematização do sistema de escrita alfabética. A pesquisa de natureza documental realizou análise do conteúdo a partir de categorias epistemológicas e didáticas definidas previamente com base nos pressupostos teóricos. A pesquisa identificou elementos dos diferentes contextos de produção dos livros didáticos de alfabetização no país e analisou três livros de 1.º ano da Coleção Porta Aberta/Encontros das edições de 2013, 2016 e 2019. As análises foram desenvolvidas com base na abordagem que compreende a cultura escolar no entrecruzamento das três culturas relacionadas à educação (empírico-prática, acadêmica e político-institucional), a partir das contribuições de Escolano (2005, 2012), e a perspectiva de alfabetizar letrando que pressupõe a integração de três facetas (linguística, interativa e sociocultural), a partir das contribuições de Soares (2018). Os resultados evidenciam a presença hegemônica da perspectiva alfabetizar letrando nos livros analisados e as formas como ela foi gradualmente incorporada nas edições do PNLD analisadas. Evidenciam também que essa incorporação deve ser compreendida como efeito das relações entre as culturas acadêmica e político-institucional que foi historicamente produzida nos contextos analisados, demarcando-se os agentes institucionalizados desse processo que coordenaram o processo de definição da perspectiva do letramento para o ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras, na interseção das políticas curriculares, do livro didático e de formação continuada de professores. A partir das evidências, enuncia a tese construída como resultado do processo investigativo na qual se explicita a estreita relação entre agentes do âmbito da cultura acadêmica e as ações dos agentes da cultura político-institucional como condição determinante da estabilidade da perspectiva de alfabetizar letrando nos livros didáticos do PNLD.