SPOHR, Fabiele Lermen (2020)
A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas
Rio de Janeiro, 2020. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade La Salle.
A relação entre consciência fonológica, alfabetização e letramento na perspectiva da memória social de professoras alfabetizadas.
Nome do Orientador: Lucia Regina Lucas da Rosa
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho se insere no campo interdisciplinar das memórias sociais, cujas narrativas sobre as práticas de professoras alfabetizadoras pretendeu evocar a importância de utilizar estratégias e habilidades da consciência fonológica junto às crianças em fase de alfabetização. Foram analisadas as evidências de narrativas metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais de um grupo de professoras alfabetizadoras de uma escola privada. Quanto à viabilidade da pesquisa, esse trabalho contemplou as memórias sociais de um grupo selecionado de professoras evidenciando suas metodologias de alfabetização e letramento. A investigação, de cunho qualitativo, foi baseada em entrevistas semiestruturadas, de modo presencial e online, com seis professoras de pré-escola e de alfabetização. Assim, foram analisadas as metodologias empregadas para o processo de alfabetização e letramento, bem como, seus conhecimentos sobre a importância da consciência fonológica neste processo. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, além da apresentação dos sujeitos entrevistados. A análise de conteúdo destaca as metodologias e memórias do processo de alfabetização. Foi evidenciada, através das narrativas memoriais metodológicas de alfabetização e letramento, sob o viés das memórias sociais das professoras alfabetizadoras, a necessidade de compreender a importância da inserção da consciência fonológica no processo de ensino da alfabetização e letramento