FERREIRA, Edna (2020)
A Violência Sexual Contra Crianças e Seus Desdobramentos no Ambiente Escolar
São Paulo, 2020. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
A Violência Sexual Contra Crianças e Seus Desdobramentos no Ambiente Escolar.
Nome do Orientador: Carlos Antonio Giovanazzo Junior
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa empírica objetivou identificar e analisar os desdobramentos, no ambiente escolar, da violência sexual contra crianças, bem como os obstáculos que impedem a atuação dos educadores no enfrentamento das situações de violência sexual contra os educandos. Foram observadas três meninas nas interações sociais e no desempenho escolar, que sofreram abuso sexual e matriculadas, respectivamente, no 1º, 2º e 3º anos do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental, em três escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os procedimentos para coleta dos dados incluíram a observação das alunas no ambiente escolar, em suas atividades e relações com os colegas e educadores, teste sociométrico, análise do boletim escolar, do desenho da família (elaborados por todas as crianças que eram colegas de turma das alunas estudadas) e entrevista (também com todas as crianças das turmas), entrevista semiestruturada com os professores e com os coordenadores pedagógicos das escolas, bem como aplicação de um questionário para todos os educadores das unidades escolares. A análise orientou-se pela Teoria Crítica da Sociedade, levando-se em conta as seguintes noções: coisificação da consciência, barbárie, frieza nas relações humanas, desumanização e não identificação com o outro. Por meio da análise dos dados foi possível observar que os desdobramentos da violência sexual na escola são difíceis de serem observados, uma vez que as interações sociais e o desempenho escolar não diferem significativamente dos demais alunos, dificultando a atuação da unidade escolar no enfrentamento à violência sexual, visto que os sinais e consequências da violência sexual estão camuflados e não são perceptíveis de imediato. Isso implica na necessidade de o educador possuir a percepção sensível e o conhecimento para identificar e tratar as situações de forma adequada. Os dados da pesquisa indicam também que os educadores estão cientes de alguns obstáculos e desafios a serem enfrentados com relação à violência sexual contra crianças e adolescentes e, por isso, necessitam e clamam por formação que permita capacitálos para atuar de maneira segura e eficaz no combate à violência sexual contra seus alunos.