PRADO, Luciana Augusta Ribeiro do (2020)
Alfabetização em jogo: o uso dos jogos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica para aprendizagem do sistema de escrita alfabética
Santa Catarina, 2020. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Catarina.
Alfabetização em jogo: o uso dos jogos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica para aprendizagem do sistema de escrita alfabética.
Nome do Orientador: Daniela Karine Ramos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições do uso de jogos digitais para o desenvolvimento da consciência fonológica com estudantes que apresentaram dificuldades na compreensão da natureza do sistema de escrita alfabética. A relevância deste estudo está relacionada com a necessidade premente em buscar recursos educacionais no processo de alfabetização, pois as estatísticas demonstram baixo rendimento na leitura proficiente da população brasileira. Em vista disso, buscar recursos por meio de pesquisas com os jogos digitais disponíveis gratuitamente na internet, tanto nas plataformas desktop como em dispositivos móveis, pode se constituir como alternativa de apoio ao processo de alfabetização. A fundamentação teórica delimitou conceitos com abordagem cognitivista em diversas áreas do conhecimento, como linguística, psicologia cognitiva, psicolinguística e fonoaudiologia para compreender o aprendizado dos estudantes e seu impacto em relação ao processo de alfabetização. O objetivo geral da pesquisa foi a avaliação do emprego dos jogos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica para a alfabetização dos estudantes com dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, os objetivos específicos consistiram no mapeamento dos estudos por meio de revisão sistemática de literatura, em relação ao uso de jogos digitais e aplicativos que desenvolvem a consciência fonológica no processo de alfabetização; no desenvolvimento de um instrumento para avaliação dos jogos digitais; na seleção e avaliação dos jogos digitais e aplicativos disponíveis na web, gratuitamente; e na investigação dos efeitos do uso dos jogos digitais para o desenvolvimento da consciência fonológica para a alfabetização dos estudantes que apresentam dificuldades escolares. A metodologia de pesquisa utilizada foi quase-experimental, com abordagens quantitativa e qualitativa. Participaram desta pesquisa 14 estudantes com dificuldades escolares, matriculados no terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal de Florianópolis. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do teste de Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS) e do Teste de Desempenho Escolar (TDE), e foi aplicado questionário com as professoras para o registro de observação. A intervenção ocorreu no período de dois meses, com total de 12 horas. Os estudantes foram acompanhados por meio do protocolo de observação como participante, que registrou seus comportamentos durante a intervenção. Também foi aplicado um questionário sobre os estudantes que foi respondido pelas professoras. As informações coletadas foram organizadas e sistematizadas, demonstrando que o uso dos jogos digitais na escola contribuiu no processo de alfabetização dos estudantes. As principais evidências encontradas foram a pontuação dos testes do grupo experimental mais expressiva em relação ao grupo controle; a melhora quanto à hipótese do nível de escrita dos estudantes; e a correlação do desempenho nos testes utilizados com a observação das professoras. Conclui-se que o uso dos jogos digitais contribuiu para a compreensão do sistema de escrita alfabética pelos estudantes com dificuldades escolares.