DARIUS, Rebeca Pizza Pancotte (2020)
Alfabetização e tecnologia: Uma análise na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica
Alfabetização e tecnologia: Uma análise na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica.
São Paulo, 2020. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação Escolar)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Nome do Orientador: Francisco José Carvalho Mazzeu
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A presente tese tem como objeto de estudos os fundamentos teóricos da relação entre a alfabetização e a tecnologia na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a tecnologia no processo de alfabetização. Como objetivos específicos, pretendemos: compreender o conceito de tecnologia como produto do trabalho humano; analisar as teorias pedagógicas e psicológicas que fundamentam o uso de recursos tecnológicos, especificamente os aplicativos e jogos educativos para alfabetização; e analisar a relação entre tecnologias antigas e novas destacando a necessidade de compreender esse movimento como superação por incorporação, e não por negação e eliminação. O problema de pesquisa tem como foco a incorporação dessas novas tecnologias na alfabetização à luz dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, especialmente no que se refere ao papel do professor e à função auxiliar que elas se propõem a ter no processo de alfabetização. O estudo está pautado no método dialético porque analisa a tecnologia na alfabetização a partir das categorias de movimento e da totalidade, cuja análise do novo e antigo, da continuidade e ruptura, alfabetização e educação escolar se fazem presentes. Como técnicas de pesquisa, utilizamos a pesquisa bibliográfica na primeira parte do trabalho, que contempla os capítulos 2 e 3, por meio da explicitação teórico-filosófica e psicológica acerca de conceitos fundamentais de técnica, tecnologia, teorias pedagógicas e alfabetização. Na segunda parte, que corresponde ao capítulo 4, nosso campo de estudos foi, sobretudo, o ambiente virtual em diálogo com os pressupostos teóricos. Como resultado, temos que os recursos tecnológicos em alfabetização atuais parecem não possuir um caráter de ensino, embora sejam identificados como educativos e tendam a simplificar o processo de alfabetização, incorrendo num sentido oposto à forma como o aprendizado se consolida. Defendemos que a ação intencional do professor como mediador é necessária para que mobilize, nos estudantes, as funções psicológicas superiores, seja no uso das tecnologias atuais, seja no uso das antigas.