BOTELHO, Nathália Azevedo (2021)
O Que o Ideb Não Vê? Desinvisibilizando as Produções Curriculares no Ciclo de Alfabetização
Rio de Janeiro, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
O Que o Ideb Não Vê? Desinvisibilizando as Produções Curriculares no Ciclo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Alexandra Garcia
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa tem como problemática os limites que a avaliação em larga escala nos impõe para identificar e pensar o que as escolas produzem cotidianamente como currículo. Partindo deste problema, pretende-se compreender a produção curricular cotidiana dos praticantes de uma escola pública situada no município de Duque de Caxias. Com isso, busca-se, ainda, desinvisibilizar a potência curricular das práticas docentes não considerada nas avaliações padronizadas. A pesquisa acredita na não linearidade que compõe os cotidianos escolares, desta forma buscará também denunciar os limites e o efeito perverso que os resultados de tais avaliações provocam nos cotidianos escolares ao não refletirem o que ali é produzido cotidianamente. A fim de realizar esta pesquisa, serão utilizados como ponto de partida os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB (2017) da referida unidade escolar e município, expondo os efeitos desse índice sobre a escola, dentre eles, a desvalorização do trabalho desenvolvido nesta instituição, que culminaram no interesse pelo estudo proposto. Essa pesquisa mergulha metodologicamente nos estudos com os cotidianos, ao compreender a complexidade inerente aos processos de ensinoaprendizagem (ALVES, 2008). É concretamente operada através de conversas, primordialmente com os estudantes, mediadas pelos encontros na/com a escola. Para melhor contextualizar, parte-se do contexto político, econômico e social na qual a pesquisa ganhará relevo, de modo a inseri-la no panorama em que ela se desenvolve. A pesquisa apresenta como fio condutor a valorização da escola pública brasileira e afirma o compromisso com a justiça cognitiva e social dos protagonistas que a fazem a cada dia, defendendo-os como sujeitos políticospraticantes (OLIVEIRA, 2013)