ALVES, Thiago Ribeiro (2021)
Processos educativos de alfabetização em jogos digitais: Uma análise do jogo Graphogame Brasil no paradigma da alfabetização integral
Processos educativos de alfabetização em jogos digitais: Uma análise do jogo Graphogame Brasil no paradigma da alfabetização integral.
Santa Catarina, 2021. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.
Nome do Orientador: Chris Royes Schardosim
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo sobre processos educativos de alfabetização em jogos digitais faz parte da Linha de pesquisa 2: Processos Educativos e Inclusão, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC Campus Camboriú. O objetivo desta investigação é realizar a análise de um aplicativo para dispositivos móveis no paradigma da alfabetização integral, que tem como característica central o elo imanente entre o biológico e cultural. Ao situar historicamente a pesquisa, ficou evidente que a alfabetização é ressignificada com o passar do tempo, sofrendo impactos do tratamento dispensado pelas diferentes sociedades, e suas respectivas tecnologias, aos atos de leitura e escrita. Esta pesquisa entende a alfabetização como o ensino e a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética, reconhecendo as implicações e interferências dos processos educativos de alfabetização em uma sociedade grafocêntrica. Essa concepção de alfabetização é empregada na definição conceitual dos Jogos Digitais de Alfabetização (JDA), os quais configuram-se uma parcela específica de uma categoria maior, os jogos. Os JDA são, portanto, jogos que utilizam o suporte digital, desenvolvidos com a intenção de alfabetizar. A pesquisa apresenta características que permitem classificá-la como um estudo de natureza básica e teórica; de objetivos exploratórios; com procedimentos metodológicos bibliográficos e documental com análise qualitativa. O objeto de estudo selecionado foi o JDA GraphoGame Brasil, a partir dos critérios: gratuidade; quantidade de instalações; experiência dos usuários; e, desenvolvimento vinculado a uma instituição de ensino superior. A pesquisa discutiu os JDA como importantes catalizadores da inclusão social por compreenderem dois dos ingredientes necessários para a inclusão social: o desenvolvimento da literacia e o contato com o ambiente digital. Traz como resultados a constatação de que o JDA GraphoGame Brasil atende parcialmente quatro dos cinco princípios da alfabetização integral. É possível afirmar que a observância dos princípios da alfabetização integral não se assenta exclusivamente no JDA, indicando que é a ação mediadora do professor alfabetizador o fator determinante na identificação de uma postura teórica metodológica no processo educativo da alfabetização.